Em sua aguardada estreia pilotando pela Red Bull Racing no GP do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, Yuki Tsunoda afirmou que o comportamento do RB21 na pista se mostrou ‘exagerado e mais arisco’ em comparação com sua experiência no simulador.
O piloto japonês completou suas duas primeiras sessões de treino livre com a equipe de Milton Keynes diante de sua torcida local. Ao longo da semana e antes de ir para a pista, Tsunoda realizou testes no simulador logo após o anúncio de sua troca com Liam Lawson.
Em declarações ao Motorsport.com, Tsunoda havia comentado sobre sua experiência no simulador: “Se você perguntar se pareceu difícil de pilotar, eu não diria que me deu uma sensação particularmente estranha, pelo menos no simulador.”
No entanto, a realidade da pista se mostrou um pouco diferente. Ao final do dia de treinos de sexta-feira, Tsunoda afirmou: “Para ser honesto, é um pouco diferente do simulador pelo que senti. Um pouco mais do que eu esperava em termos de como o carro se comporta.”
O piloto japonês detalhou suas impressões: “Eu já sabia que seria um pouco diferente no carro real, e foi um pouco mais exagerado no carro. Está parecendo um pouco mais arisco.”
Apesar de sentir o carro mais desafiador do que no simulador, Tsunoda teve um desempenho respeitável em comparação com Max Verstappen em seu primeiro dia como piloto da Red Bull Racing. No TL1, utilizando pneus macios, assim como o holandês, Tsunoda ficou apenas 0,108 segundos atrás de Verstappen, terminando na sexta colocação.
Contudo, o TL2 foi menos produtivo para o piloto da casa, que terminou em 18º lugar. A sessão fragmentada por quatro bandeiras vermelhas o impediu de registrar um tempo representativo. Ainda assim, Tsunoda se mostrou otimista em relação ao seu desempenho no TL1: “Sim, o TL1 foi melhor do que o esperado. Um bom começo para mim”, acrescentou.
“No TL2, não marquei tempo de volta. Acho que há muito trabalho a fazer, talvez tenha sofrido um pouco ou algo que precisamos analisar nos dados do TL2 com mais profundidade, mas até agora, no geral, está tudo bem. Eu só preciso ganhar mais confiança”, encerrou o piloto japonês.