Fórmula 1: Szafnauer diz que Honda irá superar concorrentes com a Aston Martin

Otmar Szafnauer, ex-chefe da equipe Aston Martin (e também da Alpine), expressou sua confiança de que a Honda desenvolverá a melhor unidade de potência para a Fórmula 1 em 2026, quando a categoria passar por uma grande reformulação nos motores.

A partir da próxima temporada, os motores da F1 passarão por mudanças significativas, com a remoção do MGU-H, aumento da potência elétrica e a introdução de combustíveis 100% sintéticos. A Honda, que teve um início desafiador na era dos motores híbridos turbo em 2015 com a McLaren, mas que depois obteve grande sucesso com a Red Bull Racing, se prepara para retornar como fornecedora de motores oficial de fábrica em 2026, em parceria com a Aston Martin.

Szafnauer, que trabalhou com a Honda no início dos anos 2000, acredita que a empresa japonesa tem todas as condições para alcançar o sucesso. “A Honda quer continuar a ter sucesso na Fórmula 1, eles alcançaram grande sucesso com a Red Bull, e no tempo em que trabalhei com eles, eles foram os mais rápidos em se desenvolver e sair de uma situação difícil”, disse ele.

O ex-chefe de equipe relembrou a evolução da Honda no início dos anos 2000 e a sua capacidade de se adaptar e evoluir. “Em 2000, quando comecei a trabalhar com eles na British American Racing (BAR), eles não tinham o motor mais leve ou mais potente na Fórmula 1. Eles estavam um pouco deficientes quando voltaram. Em 2004, eles tinham a maior potência e o menor peso. Então, eles levaram quatro anos para passar de não tão competitivos para os melhores”, acrescentou.

Szafnauer comparou a situação atual com o retorno da Honda em 2015. “Se eu olhar para trás no que eles fizeram com esses regulamentos quando retornaram entraram com a McLaren em 2015, eles não começaram com o melhor motor, mas terminaram com o melhor motor. Eles vão absolutamente terminar com o melhor motor. Eles trabalham duro. Eles têm os recursos para fazer isso, têm a infraestrutura necessária. Eles têm engenheiros de motores inteligentes. E uma coisa que a Honda sempre se orgulhou é ser uma empresa de motores. Todo CEO da Honda Motor Company tem sido um engenheiro de motores. Eles não tiveram outros CEOs além de engenheiros de motores”, concluiu Szafnauer.