Fórmula 1: Stella defende McLaren com analogia curiosa

Andrea Stella, chefe da McLaren, utilizou uma analogia inusitada com frutas para defender o desempenho de sua equipe no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, onde a Red Bull Racing retomou o protagonismo com a vitória de Max Verstappen. Lando Norris foi o segundo e Oscar Piastri, pole position e líder do campeonato, terminou em terceiro.

Depois da forte performance em Miami, onde a McLaren superou a Red Bull com autoridade, esperava-se nova vitória do time britânico em Ímola. No entanto, Stella foi enfático ao explicar que comparar os dois circuitos não faz sentido.

“Estou em desacordo com essa avaliação. Acho que há uma tendência de comparar maçãs com peras”, disse o italiano em Mônaco, ao ser questionado sobre as conclusões do debrief pós-corrida. “Na escola, minha professora sempre dizia: ‘Não compare maçãs com peras. Seja específico, analítico e preciso no uso das informações’.”

Stella argumenta que Ímola pertence a uma categoria de circuitos de alta velocidade e pistas estreitas, como Japão e Arábia Saudita, onde a Red Bull também se destacou. Já Miami, por outro lado, é dominado por curvas de baixa velocidade, cenário onde os investimentos aerodinâmicos da McLaren surtiram efeito.

“Se quisermos comparar Miami com outro circuito, vamos olhar para a China. Lá, as duas McLarens desapareceram na frente, com P1 e P2. No Bahrein, outro circuito de baixa velocidade, Oscar dominou e Lando saiu de P6 para brigar na frente”, disse ele.

Ao ser provocado sobre qual seria a ‘categoria frutífera’ de Mônaco, Stella acrescentou mais uma fruta à discussão: “Essa pista é um pêssego. Um caso totalmente à parte. E não me surpreenderia se a Ferrari fosse o carro a ser batido aqui”, acrescentou.

O dirigente concluiu que ainda será preciso observar outras etapas para traçar paralelos mais técnicos e menos impulsivos. “Talvez com mais corridas possamos criar categorias melhores. Estou curioso para ver, por exemplo, se Baku será uma maçã ou uma pera. Mas suspeito que também seja um pêssego”, finalizou rindo.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.