Andrea Stella, chefe da McLaren, confirmou que as observações de Lando Norris sobre a instabilidade traseira do novo MCL39 são justas. Norris expressou preocupação com a tendência do carro a sofrer com saídas de traseira durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein.
Mesmo tendo demonstrado um ritmo forte em longos stints na quinta-feira, Norris enfrentou dificuldades com o comportamento do carro, incluindo um incidente na curva 4, onde precisou usar a marcha à ré para retornar à pista. O circuito do Bahrein é conhecido por penalizar a instabilidade traseira, especialmente nas grandes zonas de tração, e historicamente não é um local favorável para a McLaren.
Stella reconheceu que a instabilidade traseira é um desafio inerente ao circuito do Bahrein, mas também admitiu que a equipe está trabalhando para minimizar esse problema. “Então, acho que os comentários de Lando relacionados à instabilidade traseira são justos”, disse Stella à imprensa.
“Ao mesmo tempo, quando você vem para o Bahrein, eu ficaria muito, muito surpreso se você não tivesse limitações de traseira e limitações de tração, de alguma forma, essas limitações são inerentes ao circuito”, disse Stella. Ele também destacou que a equipe buscou melhorar a tração durante o desenvolvimento do carro, mas reconheceu que as melhorias nunca serão suficientes para eliminar completamente o problema.
Stella lembrou de uma época em que mudanças drásticas no regulamento permitiram grandes avanços na tração, mas destacou que, dentro das regras atuais, as equipes sempre enfrentarão limitações. “A única vez que vi algo mudar tão dramaticamente foi quando tínhamos o efeito do escapamento em 2011 e 2012”, relembrou Stella. “Mas dentro do que você pode fazer, dentro do escopo dos regulamentos, que são fixos, você sempre vai sofrer a mesma limitação, mas em última análise, você precisa tentar reduzir essas limitações cada vez mais”, encerrou o chefe da McLaren.
A McLaren agora se prepara para a primeira corrida da temporada na Austrália em 16 de março, buscando encontrar um equilíbrio no MCL39 e minimizar essa instabilidade traseira.