Fórmula 1: Steiner acredita em título de Norris em 2025

Guenther Steiner, ex-chefe da Haas na Fórmula 1, acredita que a McLaren é a favorita para conquistar o título de pilotos em 2025, e provavelmente com Lando Norris. Em entrevista ao GPblog, o italiano afirmou que, apesar do domínio recente de Max Verstappen, a equipe britânica possui as melhores condições para alcançar o topo.

“Eu preciso acertar desta vez!”, disse Steiner ao comentar sobre sua previsão equivocada na temporada passada, quando apostou no título de Lando Norris. “Então vamos começar a ser defensivos. Será muito difícil prever porque acho que as quatro grandes equipes estarão muito próximas.”

Após analisar o equilíbrio de forças entre as equipes, Steiner apontou a McLaren como a favorita em 2025: “Minha favorita para o campeonato no lado do desempenho, acho que é a McLaren. Eles foram muito bons no ano passado. Acho que aprenderam muito no ano passado. Eles se preparam muito melhor porque tiveram tempo para se reagrupar e se preparar.”

“Eles têm uma dupla de pilotos muito forte com Lando e Oscar (Piastri). Eles ganharam muita confiança no ano passado, principalmente Lando, o que também ajuda. Então, minha favorita é a McLaren. Mas não será um caminho fácil. Se eles cometerem algum erro ou se forem indecisos, acabarão como no ano passado. Eles precisam ter mais confiança em si mesmos em termos do que podem fazer”, disse ele.

Steiner acredita que a Ferrari também tem potencial para brigar pelo título, principalmente com a chegada de Lewis Hamilton. “Com a Ferrari, você nunca sabe o quão bom é o carro. É sempre a maior pergunta, mas acho que no ano passado eles entraram e, especialmente no final da temporada, tiveram um bom desenvolvimento, fizeram os movimentos certos. Eles foram muito consistentes, muito bem organizados, e Lewis chegando lá… Obviamente, todos estão atentos. E Fred (Vasseur, chefe da Ferrari) quer um campeonato mundial, e Lewis quer um campeonato, seu oitavo título, então acho que eles também serão bons”, acrescentou.

A Mercedes, por outro lado, é vista por Steiner como uma incógnita para a próxima temporada. “No ano passado, eles tiveram algumas corridas muito boas. E alguns dias foram muito ruins para a Mercedes. A dupla de pilotos deles, eu não diria que é a mais fraca, a mais desconhecida. Porque Kimi Antonelli, você precisa dar o benefício da dúvida, mas obviamente ele tem dezoito anos. Nunca correu na F1. Ele fez só um TL1.”

Sobre a Red Bull Racing, Steiner afirmou: “Acho que Liam (Lawson) ainda é um novato, mesmo que tenha corrido alguns GPs no ano passado e alguns em 2023 (onze no total), isso ainda o torna um novato. Mas eles têm Max (Verstappen). Ter Max ajuda. Na minha opinião, ele é o cara com o maior talento no momento. Então isso ajuda”, continuou.

“Mas o segundo piloto não está no mesmo nível do segundo piloto da Ferrari ou da McLaren. Então, eles ainda são mais fracos nesse aspecto. E com a Red Bull, você só precisa ver se eles encontram o caminho novamente após o ano passado. Acho que a favorita é a McLaren, seguida claramente pela Ferrari e depois as outras duas para mim, um pouco desconhecidas. Eles podem ser muito bons, mas podem não ser.”

Apesar de destacar a McLaren como favorita, Steiner não descarta a possibilidade de Mercedes e Red Bull voltarem à briga pelo título. “Eles sempre serão bons na Fórmula 1. Sempre serão capazes de fazer um pódio, mas talvez não sejam a equipe que vai vencer o campeonato”, concluiu.

Essa análise de Steiner traz uma perspectiva interessante sobre o cenário da Fórmula 1 para a temporada de 2025, destacando a força da McLaren e a incerteza em relação ao desempenho das demais equipes.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.