Fórmula 1: Sainz nega conflito de interesse em possível candidatura do pai à FIA

O piloto da Williams, Carlos Sainz, afirmou que não vê qualquer possibilidade de conflito de interesse caso seu pai, Carlos Sainz Sr., decida disputar a presidência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O veterano piloto espanhol, bicampeão do Mundial de Rally e também do Rally Dakar, manifestou interesse em lançar uma candidatura ainda este ano, para concorrer com o atual presidente, Mohammed Ben Sulayem.

A possível campanha levantou questionamentos, especialmente pelo fato de Sainz Jr. ser piloto titular da Fórmula 1, além de ocupar um dos cargos de diretor na Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA). Mesmo assim, o espanhol garantiu que ambos tomariam todos os cuidados necessários para evitar qualquer percepção de favorecimento ou conflito.

“Estive pensando em possíveis cenários onde isso poderia ser um problema, mas sinceramente não vejo como poderia ser encarado dessa forma”, disse Sainz à imprensa. “Se houver alguma coisa, ele será extremamente cuidadoso, e eu também, porque a última coisa que queremos é que nossas imagens ou carreiras sejam prejudicadas por isso. Ao contrário, faríamos exatamente o oposto.”

O piloto espanhol reforçou que a integridade vem antes de qualquer relação profissional. “Quem conhece meu pai ou a mim sabe que somos pessoas honestas. Eu jamais colocaria essa situação em risco dentro do automobilismo”, acrescentou.

Carlos Sainz Sr. foi figura importante na trajetória do filho até a elite do esporte, mas caso seja eleito presidente da FIA, essa relação mudaria. Em entrevista à Sky Sports F1, Sainz Jr. deixou claro que os laços profissionais seriam desfeitos.

“Meu pai e eu seguiríamos caminhos diferentes. Ele deixaria de ser meu empresário. Quem nos conhece sabe que nunca faríamos nada que representasse um conflito de interesse”, concluiu o piloto da Williams.

A eleição para a presidência da FIA vai ocorrer no final deste ano, mas até o momento, Carlos Sainz Sr. é o primeiro a sinalizar interesse público em disputar o cargo, além do próprio Ben Sulayem.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.