Carlos Sainz afirmou que a competitividade da Williams na temporada 2025 da Fórmula 1, está acima do que ele esperava ao assinar com a equipe britânica. O espanhol, que deixou a Ferrari ao final da última temporada, destacou o avanço do time de Grove após conquistar o sexto lugar no grid em Ímola, onde também viu seu companheiro Alex Albon garantir a sétima posição.
Sainz liderou a tabela de tempos no Q2 na sessão de classificação para o GP da Emília-Romanha e voltou a figurar entre os dez primeiros no Q3, dando sequência ao bom desempenho que já havia mostrado em Miami, onde largou entre os cinco primeiros. Segundo ele, os resultados recentes validam a escolha feita há um ano.
“Sim, posso confirmar isso”, disse Sainz ao ser questionado se o desempenho da Williams superou suas expectativas. “Eu sabia que haveria uma evolução por parte da equipe. Foi por isso que assinei também, porque vi alguns números e as pessoas estavam otimistas. Confiei no meu instinto.”
O piloto destacou o trabalho do time e o que enxergou durante o período de transição. “Sinto muito orgulho de todos na fábrica e na equipe. Se alguém me dissesse, há um ano, quando assinei com a Williams, que eu estaria em primeiro no Q2, disputando com dois carros da Ferrari, um Red Bull e uma Mercedes, eu diria que seria um ótimo progresso. E agora, com Miami e Ímola, é isso que estamos vendo”, disse ele.
Na corrida deste domingo, Sainz parte com o objetivo de superar Fernando Alonso, que larga em quinto com a Aston Martin. No entanto, ele reconhece que terá uma disputa intensa com rivais fortes como os dois carros da Ferrari e o Mercedes de Kimi Antonelli, que buscam se recuperar.
“Nós temos um carro bom em classificação. O ritmo de corrida ontem não foi ruim”, analisou. “Se você olhar para o meu ritmo, estávamos na disputa. Não no nível das McLarens ou Mercedes quando estão com tudo certo, mas no meio do pelotão. Vamos ver”, acrescentou.
Apesar da concorrência, Sainz não demonstra preocupação excessiva. “Não me assusta, mas talvez tenhamos que olhar um pouco nos espelhos. E se possível, também um pouco para frente”, finalizou o piloto espanhol.