A Mercedes viu seus pilotos garantirem a terceira fila no grid de largada para o GP do Japão de Fórmula 1, com George Russell largando em quinto e Kimi Antonelli em sexto. No entanto, a sessão de classificação deixou a equipe com sentimentos contrastantes, conforme declarações de seus representantes e pilotos.
Bradley Lord, representante da equipe, avaliou a sessão como de ‘sentimentos mistos’. Ele destacou o forte desempenho de Russell ao longo do fim de semana, sempre figurando entre os três primeiros. Contudo, na fase final da sessão de classificação, com a queda nas temperaturas, a volta decisiva do britânico não se concretizou. “Ele perdeu mais de dois décimos na curva dois e, embora tenha recuperado tempo mais tarde na volta, não foi o suficiente para melhorar seu esforço inicial. Isso o deixou em P5, enquanto outros avançaram”, disse Lord. Apesar disso, ele acredita que Russell pode desafiar os pilotos à frente na corrida, dado o ritmo demonstrado em Suzuka.
Para Antonelli, o final de semana tem sido um processo de construção de desempenho gradual. As numerosas bandeiras vermelhas nos treinos livres dificultaram a busca por um bom ritmo, tornando a sessão de classificação o primeiro momento em que ele conseguiu juntar todas as peças. “Ele melhorou a cada tentativa, e P6 é uma boa recompensa para Kimi, sua melhor posição de qualificação na F1 até agora, e à frente de um grupo de carros muito próximos”, comemorou Lord.
Já Russell expressou sua frustração com o quinto lugar, considerando-o um ‘resultado abaixo do esperado’. “Parecemos fortes durante todo o final de semana e acredito que tínhamos um carro que poderia ter lutado pela primeira fila. Infelizmente, simplesmente não consegui encaixar a volta no momento crucial. À medida que a sessão avançava, a pista estava ficando mais fria. Em nossa tentativa final, os pneus estavam um pouco frios no início da volta e quase escapei na curva dois. Isso me custou alguns décimos e não consegui melhorar minha primeira tentativa”, lamentou Russell. Apesar da decepção, ele se mostra confiante para a corrida, ressaltando o bom ritmo do carro e a possibilidade de um pódio, independentemente das condições climáticas.
Antonelli celebrou seu sexto lugar, sua melhor posição de largada na Fórmula 1 até o momento. “Estou feliz com o andamento da minha sessão. Eu não estava conseguindo encaixar a volta como sabia que precisava durante os treinos livres. Portanto, não tinha muita confiança ao entrar na sessão de classificação, mas continuamos trabalhando duro nisso. Consegui progredir volta a volta e P6 não é um mau resultado no final”, disse o jovem piloto. Ele reconheceu que ainda havia potencial para melhorar o desempenho do carro, especialmente no primeiro setor, mas se mostrou satisfeito com o resultado e ansioso pela corrida, especialmente com a previsão de chuva. “Estou ansioso por amanhã. Com a previsão de chuva, pode ser uma corrida interessante. Certamente não me importaria com um pouco de chuva! Tenho muitos dados para analisar esta noite para ver onde podemos fazer mais melhorias. Continuarei a construir minha confiança na pista e espero que possamos trazer alguns bons pontos amanhã”, finalizou Antonelli.