Fórmula 1: Russell confiante que Mercedes dará grande passo em 2025

George Russell acredita que bastarão cinco voltas com o novo carro da Mercedes, o W16, para determinar se a equipe terá uma boa temporada na Fórmula 1 em 2025. O piloto britânico assume o papel de líder da equipe após a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari.

Russell, em entrevista ao Motorsport Week durante o evento de lançamento da temporada ‘F1 75 Live’ em Londres, afirmou que a Mercedes realizou uma preparação mais completa durante o intervalo entre as temporadas, para evitar problemas inesperados. “Acho que em cinco voltas você sabe se terá uma boa temporada ou não”, disse Russell. “E nós soubemos nas primeiras cinco voltas dos últimos dois anos que não estaríamos lutando pelo campeonato. Ou pelo menos sabíamos que não estaríamos lutando no começo da temporada.”

O britânico destacou que a equipe aprendeu com os erros dos últimos anos e que o trabalho de simulação indica um avanço significativo. “Se entregarmos o desempenho que esperamos, deverá ser um bom passo à frente. Mas vimos com muitas outras equipes, que elas trazem uma atualização e ela não funciona. Então nunca há garantias.”

Russell mencionou a reestruturação da equipe com o retorno de James Allison como Diretor Técnico, que tem impulsionado uma nova abordagem. “Acho que esperamos ver um pouco disso em 2025. Obviamente, 2026 é um ano importante, mas estou otimista de que podemos ter uma temporada decente”, continuou.

O piloto explicou que os problemas com o efeito solo em 2022, como o ‘porpoising’, mascararam algumas fraquezas iniciais do carro da Mercedes. “Acho que em 2022 havia mais problemas com o carro do que se via à primeira vista, e tudo era dominado pelo equilíbrio e não conseguíamos separar o que fazia parte disso e o que eram características ruins do carro. Então levou uns dezoito meses para resolver o problema”.

Russell também comentou sobre a dificuldade de entender o desempenho do carro em diferentes pistas, como a vitória em Las Vegas. “Adoraria dizer exatamente por que isso aconteceu. Temos algumas ideias, mas não há uma ‘bala de prata’ dizendo que essa é a razão pela qual fomos tão fortes lá. E essa é a razão pela qual fomos tão fracos em outros lugares”, acrescentou.

Apesar dos desafios, Russell se mostra confiante para a temporada de 2025. “Estou mais confiante este ano com o trabalho que fizemos no simulador. Temos alguns pilotos de simulador muito bons que estão se esforçando muito. Kimi (Antonelli) também tem feito um ótimo trabalho. Estou muito mais confiante de que não vamos cair em uma armadilha como nos anos anteriores”, finalizou Russell.