George Russell afirmou que a Mercedes já possui desenvolvimentos em andamento para solucionar as fraquezas do W16, carro para a temporada 2025 da Fórmula 1. A equipe busca melhorar o desempenho inconsistente da temporada anterior, onde a competitividade do carro variava conforme as condições da pista.
Os testes de pré-temporada no Bahrein indicaram um progresso da Mercedes, embora as temperaturas mais frias tenham dificultado a avaliação do desempenho do carro em condições de calor. No entanto, Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, afirmou que a equipe identificou e corrigiu os problemas que afetaram o carro do ano passado, o W15.
Enquanto isso, Russell admitiu que algumas deficiências de equilíbrio presentes no carro anterior ainda persistem no W16, mas destacou que a Mercedes está trabalhando em soluções para resolver esses problemas: “Definitivamente, há melhorias em todo o carro, sem dúvida”, disse Russell à BBC. “Naturalmente, sempre há algo em que precisamos trabalhar. Então você sabe, lutamos um pouco com subesterço de baixa velocidade no ano passado. Ainda há sinais disso que estamos tentando resolver, e achamos que temos algumas ‘cartas na manga’ para tentar sanar esses problemas. Mas definitivamente o carro está se comportando um pouco melhor”, disse ele.
Russell concorda com a opinião geral do paddock de que a McLaren é a favorita para a primeira corrida da temporada, na Austrália. “Não acho que nenhum de nós (Mercedes, Ferrari ou Red Bull) agora tenha um carro que potencialmente seja capaz de superar a McLaren, que sem dúvida, parece de longe a mais forte. Especialmente o ritmo de corrida deles parece muito impressionante”, acrescentou.
Apesar de reconhecer a superioridade da McLaren, Russell acredita que a Mercedes está melhor preparada para o início da temporada em comparação com anos anteriores. “Quero agradecer mais uma vez por todo o trabalho árduo e dedicação durante esses últimos meses, porque sei que este período é intenso para todos e trazer o carro para frente, definitivamente dando aquele passo que queríamos ver chegando neste ano”, disse Russell em um discurso para a equipe da Mercedes.
“Então, estou me sentindo animado e confiante para a primeira corrida. Não estou dizendo que vamos estar lutando imediatamente por vitórias, mas esperando estar naquela luta por um pódio e ver como podemos progredir conforme este ano avança”, encerrou o piloto britânico.