Fórmula 1: “Renovação com Piastri evita distrações com concorrentes”, afirmou Brown

A McLaren revelou que a renovação do contrato de Oscar Piastri, anunciada antes do GP da Austrália que abre a temporada 2025 da Fórmula 1 neste próximo final de semana, foi motivada pelo desejo de evitar potenciais distrações de equipes concorrentes interessadas em seus pilotos. A equipe de Woking buscou garantir a estabilidade e a continuidade de sua dupla de pilotos, após também ter renovado com Lando Norris na temporada passada.

Zak Brown, CEO da McLaren, explicou que a decisão não foi motivada por pressão, mas sim pela busca de estabilidade e visibilidade para o futuro. “Sabemos que queremos ter estabilidade e visibilidade daqui para frente. Isso coloca todos em um ótimo estado de espírito. E acho que, obviamente, as pessoas têm o melhor desempenho quando não estão distraídas com outros assuntos”, afirmou.

A McLaren estava ciente do interesse da Red Bull Racing em Piastri, especialmente em meio às especulações sobre o futuro de Max Verstappen. Ao garantir a permanência de Piastri, a equipe busca eliminar rumores e focar no objetivo de manter o título de construtores e também conquistar o de pilotos. “Sabemos que nesse esporte, há um elemento de equipes tentando distrair, e queríamos nos antecipar. E sabíamos exatamente o que queríamos fazer”, disse Brown.

Andrea Stella, chefe da equipe, destacou o desenvolvimento de Piastri desde sua estreia na Fórmula 1, o que tornou a renovação uma decisão lógica. “Oscar está na Fórmula 1 há duas temporadas. Para alguém que está na Fórmula 1 há apenas duas temporadas, o nível em que ele pilotou, o nível de maturidade que ele mostrou dentro e fora do carro, foi simplesmente impressionante”, afirmou.

Stella também destacou a importância da compatibilidade de Piastri com a cultura e os valores da McLaren. “Além dessa capacidade de entregar que vimos em Oscar, e vimos Oscar trabalhando tão bem junto com Lando, Oscar também é um encaixe perfeito do ponto de vista cultural e comportamental, o que para nós é um valor muito importante para construir a equipe em uma base forte”, acrescentou.

Brown acredita que a continuidade da dupla de pilotos fortalecerá a busca da McLaren por sucesso a longo prazo. “Acho que nosso papel, e meu papel, é trazer estabilidade, visibilidade, longevidade para nossos pilotos, para nossa liderança, para nossa equipe, para nosso pit wall, para nossos patrocinadores, para nossa parceria com a HPP (Mercedes, como fornecedora de motores). Se você olhar para as grandes equipes esportivas, geralmente a estabilidade e a camaradagem são um ingrediente chave para o sucesso a longo prazo, o sucesso contínuo, então os pilotos são obviamente um elemento enorme disso”, completou o CEO da McLaren.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.