Fórmula 1: Red Bull fez mudanças no carro de Lawson antes do GP da China

Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing, revelou que a equipe fez ‘mudanças significativas’ no carro de Liam Lawson antes do GP da China de Fórmula 1, buscando reverter o início de temporada complicado do piloto.

Lawson encerrou a sessão de classificação para o GP de domingo em Xangai na última posição, lutando para extrair ritmo do RB21. O neozelandês teve um início complicado em sua jornada na Red Bull, com seu desempenho sendo bem abaixo do esperado nas duas primeiras corridas, gerando muitas especulações sobre uma possível troca de pilotos, com Yuki Tsunoda da Racing Bulls sendo o principal candidato.

O piloto de 22 anos é o mais recente a enfrentar dificuldades para acompanhar Max Verstappen, seguindo os passos de Sergio Perez, Alex Albon e Pierre Gasly, que também tiveram problemas semelhantes. Embora reconheça que o comportamento do carro dificulta a pilotagem, Horner apontou o segundo lugar de Perez no campeonato de 2023 como um indicativo de que a questão não é puramente relacionada ao carro.

“Vamos lembrar que Checo (Perez) terminou em segundo no campeonato há dois anos”, disse Horner à imprensa. “O carro é difícil de pilotar, e Max consegue se ajustar a isso.”

Após sua eliminação precoce na sessão de classificação na China, a Red Bull levou o carro de Lawson para o pit lane no início da corrida. Isso ocorreu após a equipe de Milton Keynes realizar grandes mudanças de configuração para oferecer a Lawson uma plataforma mais confortável ao volante. “Liam está obviamente, em termos de confiança, lutando com o carro no momento, e é por isso que fizemos algumas mudanças significativas para o GP, para ver se conseguíamos encontrar uma configuração que inspirasse mais confiança para ele”, acrescentou Horner.

Mesmo com essas mudanças feitas em seu carro, Lawson permaneceu na parte de trás do pelotão durante todo o GP da China e cruzou a linha de chegada apenas em 15º lugar. O piloto de 23 anos subiu três posições após as penalidades pós-corrida, mas não foi o suficiente para que ele pontuasse.

Horner afirmou que a Red Bull mantém a confiança de que Lawson pode ter um bom desempenho no futuro, apesar de seu início de ano difícil. “Acho que Liam ainda tem potencial. Simplesmente não estamos percebendo isso no momento. Acho que o problema para ele é que ele teve alguns finais de semana muito difíceis. Ele tem toda a mídia em suas costas, um monte de pressão que naturalmente cresce neste negócio. Sinto muito por ele, você pode ver que está sendo muito difícil para ele no momento”, finalizou o chefe da Red Bull.

Vale lembrar que apesar dessa afirmação de Horner sobre atualizações na China, o carro da Red Bull costuma ser sempre projetado de acordo com as preferências e indicações de Verstappen, e desde a primeira corrida da atual temporada, o holandês recebeu cerca de quinze atualizações em seu carro, enquanto Lawson teve muito menos do que isso.

🎥 Vídeos mais recente