Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, afirmou que os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, indicaram que a equipe estará ‘dois a três décimos’ atrás da McLaren no início da temporada 2025. A avaliação veio após a forte exibição da McLaren nos testes, onde o MCL39 se destacou em simulações de corrida.
Apesar da expectativa de uma disputa acirrada entre Red Bull, McLaren, Mercedes e Ferrari, Marko reconheceu que a McLaren demonstrou uma vantagem inicial. “Na minha opinião, será uma batalha de três ou quatro vias entre McLaren, Mercedes, Ferrari e nós”, disse Marko ao Sport.de. “Embora, se você olhar para os resultados dos testes, a McLaren já tem uma vantagem. Esse foi o caso tanto nas corridas curtas quanto nas longas. A favorita atual é claramente a McLaren.”
Marko apontou que, embora as condições climáticas nos testes tenham sido atípicas, a McLaren manteve sua vantagem mesmo em condições mais representativas no último dia. “É difícil dizer exatamente como é isso, porque as condições climáticas estavam completamente fora do normal. Estava frio, havia vento forte. Até choveu. Na sexta-feira, o último dia de testes, eu diria que ainda estávamos dois a três décimos atrás na corrida longa”, acrescentou.
Além da velocidade, a McLaren também apresentou um desgaste de pneus inferior ao da Red Bull, reforçando sua posição como favorita. “O desgaste dos pneus da McLaren também foi significativamente melhor do que nossos dados indicavam. A McLaren é a favorita em todos os lugares com este carro”, completou Marko.