Fórmula 1: Racing Bulls assume erro na estratégia de Tsunoda na Austrália

A equipe Racing Bulls pediu desculpas a Yuki Tsunoda após assumir um erro de estratégia que custou pontos importantes ao piloto japonês no GP da Austrália de Fórmula 1. Laurent Mekies, chefe da equipe, assumiu a responsabilidade pela decisão equivocada.

Tsunoda teve um desempenho impressionante, se qualificando em quinto lugar no grid de largada no Circuito de Albert Park e se mantendo entre os seis primeiros colocados durante a maior parte da corrida. No entanto, uma chuva repentina na volta 44 levou vários pilotos, incluindo o vencedor da corrida, Lando Norris da McLaren, a pararem imediatamente para trocar para pneus intermediários.

Essa decisão também foi tomada por Alex Albon, da Williams, uma das principais equipes concorrentes da Racing Bulls no pelotão intermediário. Enquanto isso, Tsunoda e outros pilotos apostaram que a pista secaria rapidamente, mas a previsão não se concretizou. A Racing Bulls demorou a decidir pela troca para pneus intermediários, e Tsunoda viu um possível top 5 escapar, terminando a corrida sem pontos, apenas em P12.

O erro foi particularmente doloroso para a Racing Bulls, já que Albon conquistou dez pontos para a Williams, enquanto Lance Stroll e Nico Hulkenberg, conseguiram oito e seis pontos para Aston Martin e Sauber, respectivamente.

Após a corrida, Mekies admitiu que a aposta estratégica da equipe não funcionou e assumiu a responsabilidade pelo erro. “Yuki estava tendo um desempenho muito forte até a volta da chuva”, disse ele. “Não há onde se esconder, erramos nossa última decisão, e isso nos custou muito caro hoje (domingo). Por isso, pedimos desculpas a Yuki. A aposta de mantê-lo na pista não compensou, mas faz parte da dureza do automobilismo. Só há uma maneira de melhorar, trabalhando mais juntos como equipe e voltando mais fortes.”

Tsunoda expressou sua decepção por ter perdido um resultado tão forte após um fim de semana de alto desempenho. “É definitivamente algo que precisamos discutir internamente na equipe, mas é uma pena que até então estávamos lutando muito forte e quase marcamos muitos pontos neste final de semana, então sim, estou muito decepcionado”, disse ele. “Em uma volta, eu estava no setor 1 e não havia chuva, mas na volta seguinte havia. Mas com pneus para seco, não havia quase nada que eu pudesse fazer. Essas coisas eu não consigo ver, então definitivamente é algo para aprender para o futuro como equipe e temos que voltar fortes”, disse o piloto japonês.

Com o abandono de Isack Hadjar ainda na volta de apresentação, quando ele escapou da pista e bateu na barreira de proteção, a Racing Bulls tem uma grande motivação para se recuperar na China neste fim de semana. Após os concorrentes diretos da equipe conquistarem muitos pontos, Tsunoda destacou a importância de obter um bom resultado em Xangai. “Temos que ter um bom desempenho na China, quero dizer, agora a William marcou um P5, o que é muito frustrante. Mas uma coisa positiva é que tivemos um bom ritmo que foi um pouco inesperado, então temos que definitivamente revisar qual foi a razão pela qual fomos capazes de ter um bom desempenho e temos que consistentemente ter um desempenho como eu tive na sessão de classificação neste último final de semana”, completou Tsunoda.

🎥 Vídeos mais recente