Fórmula 1: Pole de Verstappen em Suzuka expõe falhas de Norris

Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de forma um tanto quanto inesperada, reafirmando sua superioridade sobre seu concorrente britânico Lando Norris, que é considerado um forte concorrente ao título este ano. A performance de Verstappen em Suzuka lançou algumas dúvidas sobre a consistência das ambições de Norris.

Em 2024, conforme o próprio Norris admitiu repetidamente, o forte início de temporada da Red Bull Racing e de Max Verstappen, contrastando com o desempenho mais fraco da McLaren nas cinco primeiras corridas, foi apontada como a razão para a desvantagem do time de Woking, que ainda conseguiu se recuperar e conquistar o título de construtores, mas Norris ficou com o vice-campeonato de pilotos, atrás de Verstappen.

No entanto, uma análise mais aprofundada revela que a dificuldade de Norris em extrair consistentemente o máximo de seu MCL38, aliada à implacável maximização de resultados por parte do holandês, foram fatores determinantes para Verstappen conquistar seu quarto título consecutivo de pilotos. A temporada atual parece seguir um roteiro semelhante, mesmo com a McLaren sendo obviamente mais forte que a Red Bull Racing nesse início de temporada.

Apesar de ser evidente que a McLaren possui um dos melhores pacotes técnicos no momento, Norris desperdiçou o potencial do MCL39 em dois finais de semana seguidos. Na China, tanto na corrida Sprint quanto no GP, o britânico não correspondeu ao potencial dominante do carro. A situação se repetiu na sessão de classificação para o GP do Japão, onde perdeu a pole position para Verstappen.

Essa derrota na disputa pela pole para Verstappen em Suzuka, é particularmente significativa para Norris. Além da rivalidade constante com o holandês, teoricamente, o carro atual da Red Bull Racing, o RB21, não deveria estar competindo nas primeiras posições do grid.

Ainda assim, Verstappen demonstra repetidamente sua capacidade de obter resultados expressivos com um equipamento considerado inferior, algo que Norris não consegue realizar mesmo com uma McLaren dominante.

🎥 Vídeos mais recente