Oscar Piastri revelou que está entrando na temporada 2025 da Fórmula 1 com a mentalidade de que precisa ‘melhorar em todos os aspectos’ para alcançar seu sonho de disputar o título. Após ajudar a McLaren a conquistar o título de construtores na temporada passada, Piastri agora busca sucesso individual.
Nos testes de pré-temporada, já houve a indicação de que a McLaren e seu novo carro, o MCL39, podem estar entre os mais rápidos do grid, mas Piastri precisa superar seu companheiro de equipe mais experiente, Lando Norris, para ter chances reais de título. Apesar de ter conquistado suas primeiras vitórias na F1 em sua segunda temporada, Piastri teve dificuldades em igualar o ritmo de Norris em voltas rápidas nas sessões de classificação, o que o prejudicou nas corridas.
Curiosamente, isso representou uma inversão em relação à sua temporada de estreia, quando o gerenciamento de corrida era a área em que Norris se destacava. Piastri destacou que seu objetivo principal nesta temporada, será replicar o desempenho promissor que mostrou em momentos esporádicos no ano passado, de forma mais consistente.
“Acho que, para ser honesto, nas duas temporadas que tive até agora, a história foi um pouco diferente. Obviamente, na temporada passada, acho que tornei a vida difícil para mim nas sessões de classificação em grande parte do ano”, disse Piastri à imprensa. “Mas senti que melhorei como piloto em muitas outras áreas e consegui mostrar do que sou capaz em muitas outras áreas. Então, trata-se de, é claro, evoluir em todos os aspectos. Acho que garantir que eu me qualifique um pouco melhor é provavelmente uma prioridade maior. Mas acho que há coisas que posso melhorar que me ajudarão não apenas nas sessões de classificação, mas no geral. Acho que é isso que preciso fazer. Sei que nos finais de semana em que consigo juntar tudo e dar o meu melhor, posso ser o melhor na pista, e se trata apenas de garantir que eu dê o meu melhor sempre que estiver na pista”, acrescentou.
Piastri também espera uma disputa acirrada em 2025, com a briga entre as equipes da frente se intensificando. “Acho que 2013, no final daquele regulamento, não foi uma temporada particularmente acirrada, então não é certo que será apertado este ano, mas acho que tudo aponta nessa direção”, disse ele se referindo à próxima mudança de regulamentos em 2026. “Acho que, quando você olha para o final da temporada passada, com quantos vencedores diferentes houve, tudo aponta para uma temporada muito apertada. Indo de pista em pista, você não vai saber. Praticamente durante todo o ano passado, pensamos que estaríamos na disputa por uma vitória, mas não sabíamos realmente quem seria o principal concorrente na maior parte da temporada. Mudou a cada semana, então espero mais do mesmo. Vimos algumas pessoas tendo problemas com atualizações e realmente tentando ultrapassar os limites, então acho que todos também estão atentos a isso. Mas acho que será uma temporada difícil para todos, da frente do grid até o final”, completou o piloto australiano.