Oscar Piastri conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1 para o GP da China que será realizado no domingo (23), superando George Russell, Lando Norris e Max Verstappen. Para alcançar tal feito, o piloto australiano executou uma curva decisiva, descrita por ele como ‘a melhor curva da vida’.
Piastri já liderava a sessão de classificação antes de sua última tentativa, enquanto Norris não conseguiu melhorar seu tempo e Russell não conseguiu separar os pilotos da McLaren. O australiano admitiu ter arriscado tudo em sua volta final, especialmente na curva ‘hairpin’, onde obteve o tempo necessário para garantir a pole.
“Minha primeira volta foi honestamente melhor que a segunda, mas perdi um pouco de tempo na ‘hairpin’ no final da reta”, disse Piastri após a sessão no Circuito Internacional de Xangai. “Na segunda volta, eu estava cerca de dois décimos atrás do meu próprio tempo, então pensei, por que não arriscar tudo na ‘hairpin’? E recuperei esses dois décimos, encontrando ainda um pouco mais na última curva”, afirmou.
Piastri disse ainda, que caso não tivesse executado a curva com perfeição, teria considerado retornar aos boxes. “Honestamente, sem aquela curva, eu estava tentado a voltar para os boxes. Mas fiz uma boa curva, só isso”, finalizou o piloto da McLaren.
Esse momento decisivo na volta de Piastri, foi o que garantiu a ele sua primeira pole position na Fórmula 1.