Esteban Ocon admitiu que agora está “falando a mesma língua” com a Haas antes de sua estreia pela equipe na temporada de 2025 da Fórmula 1.
O francês passou cinco anos na Alpine e precisou se adaptar com a nova equipe. Ocon comentou que teve dificuldade com a forma como as informações eram passadas dentro da Haas, mas agora sente que está alinhado com os engenheiros.
“Trabalhei de uma maneira específica por cinco anos, então você se acostuma tanto a algo que, às vezes, quando te dizem a mesma coisa de um jeito diferente, pode levar um tempo para entender. Discutimos todas essas questões e agora estamos falando a mesma língua, de certa forma,” disse ele.
Ocon também elogiou o programa de testes da equipe, que focou em trechos longos de corrida. Ele destacou que a preparação tem sido eficiente.
“No momento, estamos tendo dias sem problemas, sem falhas. Continuamos focando na performance em trechos longos, que é o objetivo da equipe. É definitivamente bom poder dar muitas voltas, coletar muitos dados, fazer diferentes tipos de simulações e ainda ter a satisfação de ser o piloto que mais andou ontem,” acrescentou.
A Haas passou por uma reestruturação recentemente, e Ocon está trabalhando com sua nova engenheira de corrida, Laura Mueller. Ela é a primeira mulher a ocupar essa posição na F1 e ele acredita que a equipe está no caminho certo.
“Tem sido muito tranquilo, e acho que isso acontece porque as pessoas colocadas nessas posições estavam muito bem preparadas e treinadas”, afirmou. “Claro, quando chegarmos ao fim de semana de corrida, tudo será diferente e qualquer um pode cometer erros, inclusive eu. Mas, até agora, tenho aprendido algo novo toda vez que fui para a pista.”