A temporada 2025 da Fórmula 1 traz uma renovação significativa no grid, com cinco jovens pilotos prontos para estrear no Grande Prêmio da Austrália. Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Jack Doohan (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Gabriel Bortoleto (Sauber), chegam à categoria máxima do automobilismo com trajetórias distintas e promessas de grandes performances. Além deles, há mais um ‘novato’, Liam Lawson na Red Bull Racing, porém Lawson já participou de onze GPs com a Racing Bulls, não podendo ser considerado um estreante.
Kimi Antonelli teve uma ascensão meteórica nas categorias de base. Com títulos na Fórmula 4 Italiana e alemã, além da Fórmula Regional Europeia, Antonelli impressionou a Mercedes, que o promoveu rapidamente para a Fórmula 2. Seu desempenho na F2, antes de completar dezoito anos, consolidou sua posição como substituto de Lewis Hamilton na equipe alemã.
Doohan, que é filho do pentacampeão de MotoGP, Mick Doohan, trilhou seu caminho no automobilismo após ganhar um Kart de presente de Michael Schumacher, amigo da família Doohan. Com sucesso na Fórmula 3 e na Fórmula 2, Doohan conquistou uma vaga como piloto reserva na Alpine e fará sua estreia como titular na F1 em sua corrida em casa, em Melbourne.
Bearman, já ganhou destaque em 2024 com três participações em GPs como substituto. Campeão da Fórmula 4 Italiana e Alemã em 2021, Bearman impressionou na Fórmula 3 e na Fórmula 2. Sua estreia na F1 pela Ferrari no ano passado, substituindo Carlos Sainz, e suas duas performances pela Haas, sua atual equipe, quando substituiu Kevin Magnussen, demonstraram seu potencial.
Hadjar chega à F1 após uma forte temporada na Fórmula 2, onde terminou o campeonato de 2024 na segunda posição, atrás de Gabriel Bortoleto. Vencedor em todas as categorias de base, Hadjar agora busca consolidar seu espaço na equipe júnior da Red Bull Racing, a Racing Bulls.
Bortoleto é o representante brasileiro na F1 2025. Com o apoio da empresa de gerenciamento de Fernando Alonso, Bortoleto conquistou o título da Fórmula 3 em sua temporada de estreia em 2023 e repetiu o feito na Fórmula 2 no ano passado, seguindo os passos de nomes como Charles Leclerc e Oscar Piastri. Sua rápida ascensão o levou à Sauber para sua estreia na F1 este ano.
Os cinco novatos chegam ao GP da Austrália com a expectativa de mostrar seu talento e competir em alto nível, prometendo adicionar emoção e competitividade à temporada de 2025 da Fórmula 1.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.