Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, enfatizou a clareza da estratégia da equipe em relação aos seus pilotos, com Max Verstappen firmemente estabelecido como o piloto número um. Após o primeiro treino livre para o GP do Japão de Fórmula 1, Horner conversou com a Sky Sports sobre as ‘regras de engajamento’ da Red Bull.
“Acho que nossas regras de engajamento são muito claras. Você sabe que Max é o piloto principal”, afirmou Horner.
Com a chegada de Yuki Tsunoda como seu sexto companheiro de equipe na Red Bull Racing, Horner comentou sobre as expectativas em relação ao piloto japonês: “O trabalho de Yuki é apoiar Max da melhor maneira possível para conquistar novamente esse campeonato de pilotos. O desempenho que ele acabou de mostrar nessa última sessão é exatamente onde queremos que ele esteja. Estar lá em cima, e ser capaz de apoiar Max.”
Historicamente, o segundo piloto da Red Bull Racing tem enfrentado dificuldades em se manter no ritmo de Verstappen ou em aceitar o papel de coadjuvante. Horner destacou a vantagem da Red Bull em sua abordagem direta: “Nossa vantagem é que somos muito claros nessa estratégia. A McLaren tem dois pilotos lutando por um campeonato, e eles teoricamente estarão tirando pontos um do outro”, acrescentou.
A menção de Horner pareceu ser uma ‘alfinetada’ na McLaren, que na temporada passada gerou debate com suas ‘regras papaya’, permitindo que seus pilotos disputassem entre si desde que mantivessem a disputa limpa. Muitos fãs acreditam que a relutância da McLaren em definir Norris como seu piloto número um, contribuiu para a perda do campeonato de pilotos.
Horner também mencionou a Ferrari em um contexto similar: “A Ferrari é a mesma coisa, então em uma batalha muito acirrada, às vezes você precisa apoiar seu cavalo”, completou o chefe da Red Bull.