Fórmula 1: Norris quer evitar tática de “sacrifício” de Verstappen na F1 2025

Britânico acredita que início forte da McLaren pode mudar abordagem do rival

Lando Norris afirmou que a McLaren precisa garantir que Max Verstappen não possa repetir as estratégias que usou em 2024, quando, segundo ele, o holandês chegou a “sacrificar” resultados individuais para preservar sua vantagem no campeonato.

Na última temporada, Verstappen conquistou seu quarto título consecutivo, enquanto Norris teve seu melhor ano na F1, terminando como vice-campeão. Com a McLaren emergindo como a equipe mais forte no segundo semestre e a Red Bull enfrentando dificuldades, o britânico se tornou uma ameaça real ao domínio do holandês.

Disputas intensas e a estratégia de Verstappen
A crescente rivalidade entre os dois pilotos levou a vários embates em pista. Em Spielberg, na Áustria, Norris e Verstappen colidiram disputando a liderança, forçando o britânico a abandonar. Em Austin, Estados Unidos, uma ultrapassagem de Norris fora dos limites de pista resultou na perda de um pódio. Já no México, Verstappen jogou Norris para fora da pista, garantindo que o rival não pudesse lutar pela vitória.

Norris acredita que, como Verstappen tinha uma vantagem confortável no campeonato, ele se permitiu usar essa abordagem agressiva:

“Tivemos algumas boas disputas, mas algumas coisas obviamente não terminaram da melhor forma. Mesmo quando éramos mais rápidos e tínhamos um carro melhor, tiveram situações em que eu simplesmente não fiz um trabalho bom o suficiente.

“Mas estamos falando de enfrentar um dos pilotos mais agressivos na defesa e no ataque. Em certas corridas, ele estava disposto a se sacrificar para garantir o resultado geral.”

Segundo Norris, esse tipo de mentalidade torna quase impossível para um piloto em desvantagem de pontos se recuperar ao longo da temporada.

McLaren precisa de um começo forte em 2025
Para 2025, Norris acredita que a chave para evitar esse cenário é um início forte da McLaren, que o coloque à frente de Verstappen na tabela de pontos:

“O que precisa mudar neste ano? Eu preciso de mais pontos desde o começo. Se for ao contrário, se for ele quem estiver precisando correr atrás, a mentalidade dele também será diferente.”

“Se eu começo o ano atrás, haverá muitas corridas como México ou Red Bull Ring, em que a situação nos elimina da disputa, mas que beneficia mais a ele do que a mim.”

Norris reconheceu que, no início da disputa com Verstappen, ainda não estava no nível necessário para vencer:

“Sei que não estava no nível que precisava estar quando comecei a disputar contra Max. Isso ficou claro. E eu assumo essa responsabilidade.”

Evolução e aprendizado para o futuro
O piloto da McLaren afirmou que aprendeu muito em 2024 e que está trabalhando para corrigir suas falhas:

“Sei que preciso melhorar algumas coisas, e já evoluí em algumas delas no final do ano passado.”

“O mais importante é começar o ano da forma certa. Isso muda a mentalidade de qualquer piloto. Se você está 50 pontos atrás ou 50 pontos à frente, isso faz uma grande diferença.”

Com a McLaren cada vez mais competitiva e a rivalidade entre Norris e Verstappen crescendo, a temporada 2025 promete ser ainda mais intensa na luta pelo título.