Fórmula 1: Norris diz que MCL39 está difícil de pilotar em Xangai

Lando Norris expressou frustração com o comportamento ‘difícil demais’ do McLaren MCL39 durante a sessão de classificação Sprint para o GP da China de Fórmula 1, no Circuito Internacional de Xangai. O piloto britânico, que era cotado para brigar pela pole position, terminou apenas na sexta posição, após cometer alguns erros.

Norris afirmou que o carro apresentou dificuldades que já haviam sido observadas nos testes de pré-temporada no Bahrein, principalmente em condições de vento forte. “Nós simplesmente lutamos um pouco mais agora, simplesmente não fomos rápidos o suficiente, lutei muito com o carro, então foram apenas as nossas dificuldades com as quais temos lutado, aparecendo muito mais hoje.”

O piloto da McLaren explicou que os erros foram resultado da tentativa de compensar a falta de ritmo do carro. “Foram muitos erros, mas é um carro muito difícil de pilotar,” afirmou Norris. Ele detalhou os problemas enfrentados durante a sessão: “Acho que ao longo do dia estivemos lutando um pouco com o travamento de rodas dianteiro e lutando muito na última curva com os ventos de cauda”, disse ele.

Norris reconheceu que o vento forte expôs as fraquezas do MCL39, similar ao que ocorreu no Bahrein. “É como se fosse muito mais parecido com o Bahrein, então, quando o vento está soprando, lutamos muito mais. Tanto eu quanto Oscar (Piastri) lutamos mais, claramente eu mais do que ele. Apenas forçando um pouco para tentar compensar por não ser rápido o suficiente”, acrescentou.

Questionado sobre a possibilidade de evolução para o restante do fim de semana, Norris assumiu a responsabilidade pelos erros, mas reiterou a necessidade de a McLaren evoluir. “Isso é mais eu do que o carro. Não posso deixar o carro perfeito, mas isso (os erros) foi eu tentando, novamente, como eu disse, forçar um pouco demais. Acho que o carro ainda é bom e está em uma boa janela, talvez não bom o suficiente para a pole, mas sim, podemos definitivamente avançar”, concluiu o piloto britânico.

Apesar dos problemas, Norris mantém a esperança de que a McLaren possa se recuperar e buscar um bom resultado na corrida Sprint no sábado e na corrida principal no domingo.

🎥 Vídeos mais recente