As recentes declarações feitas por Adrian Newey, renomado projetista da Fórmula 1, lançaram luz sobre a situação interna da Red Bull Racing e geraram preocupações sobre as chances de Max Verstappen na próxima temporada.
Em uma entrevista à Auto, Motor und Sport, Newey revelou que um dos motivos para sua saída da Red Bull, foi a sensação de que suas opiniões não eram mais ouvidas dentro da equipe. O britânico expressou preocupação com a direção em que a Red Bull estava desenvolvendo o carro há algum tempo, mas segundo ele, poucas pessoas na organização pareciam preocupadas com isso.
Após a saída de Newey, o desempenho da Red Bull caiu gradualmente. A conquista do título de pilotos na última temporada, só foi possível graças às qualidades excepcionais de Max Verstappen, além da vantagem que ele abriu na classificação na primeira metade da temporada. A repetição desse feito em 2025 é altamente questionável.
Embora Christian Horner tenha afirmado, após a saída de Newey, que havia mentes brilhantes suficientes para manter a Red Bull no topo, Newey parece duvidar disso. Analisando a temporada passada, ele disse na referida entrevista: “Pelo que posso ver de fora, mas não sei, os caras da Red Bull, e isso não é uma crítica, acho que eles apenas, talvez por falta de experiência, continuaram na mesma direção”.
A falta de experiência apontada por Newey, considerado por muitos o melhor projetista da história da F1, é um fator preocupante para a Red Bull em 2025 e além. Afinal, são essas pessoas, consideradas inexperientes por Newey, que estão construindo o novo carro e trabalhando no carro do próximo ano, quando mudam os regulamentos da F1.
Não é segredo que Verstappen está acompanhando de perto a situação. Ao pensar em seu futuro na categoria, o holandês quer ter condições de disputar títulos, preferencialmente na Red Bull. E uma equipe que não tem experiência suficiente para tomar boas decisões, não parece ser o lugar certo para vencer campeonatos. As palavras de Newey soam como um alerta para Verstappen e para os fãs da Red Bull.