Fórmula 1: Mercedes prepara grande atualização para corrida em Ímola

A Mercedes já traça estratégias para seguir evoluindo na temporada 2025 da Fórmula 1, e a primeira grande atualização do carro está prevista para o GP da Emília-Romanha, em Ímola. A informação foi revelada por James Allison, diretor técnico da equipe, que também comentou sobre as expectativas para o desempenho nas próximas corridas.

“Estamos certamente planejando levar um bom pacote para Ímola. Já temos algumas atualizações para este fim de semana também, nada tão chamativo como um novo assoalho, mas elementos que queremos avaliar em termos de desempenho”, afirmou Allison em conversa com a imprensa no Bahrein.

Apesar de ocupar a vice-liderança no campeonato de construtores, a Mercedes ainda está 36 pontos atrás da McLaren. Allison detalhou como a equipe tem monitorado o desempenho do W16 nas primeiras etapas da temporada, destacando a consistência dos tempos de volta nas sessões de classificação e o comportamento do carro em ritmo de corrida.

“Fazemos uma análise após cada final de semana de corrida, observando os tempos de setor na sessão de classificação e na corrida. Em três pistas diferentes, a diferença para a McLaren tem girado em torno de três décimos, dois nos nossos melhores dias. Em relação à Red Bull Racing, estamos muito próximos, às vezes na frente, às vezes um pouco atrás, e temos tido vantagem sobre a Ferrari”, disse ele.

Ainda segundo Allison, a degradação dos pneus tem sido um fator decisivo nos resultados das corridas. “Num stint curto, com pneus novos, conseguimos extrair o que precisamos. Mas se os compostos não estão na janela ideal, a diferença aumenta para meio segundo ou até mais. E essa pista (Bahrein) vai ser um teste real por causa do alto desgaste dos pneus”, acrescentou.

Para o diretor técnico, o foco da Mercedes é se manter competitiva contra todas as equipes do pelotão da frente, não apenas os líderes. “Normalmente, você consegue ganhar campeonatos com dois décimos de vantagem. Mas a disputa não é só com quem vence a corrida, também enfrentamos quem está mais próximo de nós. E essas diferenças são bem menores. Temos que continuar somando mais pontos que a Ferrari, desafiar Max (Verstappen) na Red Bull Racing e tentar nos aproximar dos dois carros da McLaren”, concluiu Allison.

A equipe enfrentou um início de fim de semana irregular no Bahrein. Frederik Vesti, piloto reserva, foi elogiado pelo chefe do time, Toto Wolff, após sua participação no TL1, mas Andrea Kimi Antonelli teve problemas e precisou retornar aos boxes após apenas sete minutos de atividade na pista.

O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente