Laurent Mekies, chefe da Racing Bulls, expressou sua surpresa com as dificuldades enfrentadas por Liam Lawson durante sua breve passagem pela equipe principal, a Red Bull Racing. O neozelandês foi rebaixado para a Racing Bulls após apenas dois finais de semana de corrida, que foram considerados desastrosos no início da temporada.
Lawson sofreu um acidente em sua estreia com a Red Bull Racing na Austrália e teve um desempenho muito discreto na China, se classificando com o pior tempo e terminando fora da zona de pontuação. Essa performance levou a Red Bull Racing a substituí-lo por Yuki Tsunoda antes do GP do Japão de Fórmula 1, onde o japonês terminou apenas em 12º lugar, enquanto Max Verstappen venceu a corrida.
Mekies admitiu que a dificuldade de Lawson em se adaptar ao RB21 da Red Bull Racing foi inesperada, considerando seu bom desempenho anterior pela equipe satélite. “Acho que todos nós ficamos surpresos”, disse Mekies à imprensa. “É claro, acho que ninguém esperava que ele estivesse no fundo do grid nessas duas corridas. Certamente foram circunstâncias muito complicadas, mas seria mentira dizer que algum de nós antecipou isso.”
Apesar do revés, Mekies demonstrou confiança no potencial de Lawson. “Dito isso, com alta confiança, achamos que seu talento não desapareceu e recomeçamos essas aventuras de onde paramos no ano passado”, disse ele.
Mekies revelou que a Racing Bulls havia informado a alta cúpula da Red Bull sobre a capacidade de Lawson e Tsunoda de substituírem Sergio Perez, que acabou permanecendo na equipe principal até o final do ano passado, quando foi então demitido. “Nosso trabalho é chegar ao final do ano, ou antes em alguns casos, e colocar na mesa um ou dois pilotos que, esperamos, sejam de interesse para nossa irmã mais velha. No caso da temporada passada, sentimos que era o caso com ambos os pilotos. Foi isso que apresentamos a Christian (Horner), a Helmut (Marko) e à família Red Bull mais ampla, dois pilotos que seriam capazes de subir para a equipe principal. Então, é claro, o resto da decisão cabe inteiramente a eles”, acrescentou.
Ele também destacou que a agora Racing Bulls tem a responsabilidade de proporcionar a Lawson, um ambiente que lhe permita mostrar o potencial que lhe rendeu uma oportunidade na Red Bull Racing. “Olha, Liam está em um bom lugar. Ele está de bom humor. Não vou dizer que ele ficou feliz com a notícia da semana passada porque certamente foi difícil de digerir, mas honestamente, no dia seguinte ele já estava conosco em Faenza fazendo o molde do banco. No dia seguinte, ele estava de volta ao simulador e aqui estamos no Japão, então está tudo bem. Ele sabe que tem um papel importante a desempenhar conosco na batalha que temos no meio do pelotão. Ele tem algo a provar lá fora. Estamos todos muito conscientes de que seu talento está lá e trata-se de encontrar as condições certas para extraí-lo novamente”, completou Mekies.