O CEO da McLaren, Zak Brown, revelou que a equipe explorou o mercado de pilotos da Fórmula 1, inclusive sondando a situação contratual de Max Verstappen na Red Bull Racing, antes de renovar com Oscar Piastri. A McLaren anunciou esta semana a renovaçãoa do contrato de Piastri, garantindo a permanência do piloto ao lado de Lando Norris por um longo período.
Brown afirmou que a renovação de Piastri foi motivada pela necessidade de garantir estabilidade e remover ‘distrações’ para que o piloto pudesse atingir seu melhor desempenho. “Sabemos que queremos ter estabilidade e visibilidade no futuro”, disse Brown. “Isso coloca todos em um ótimo estado de espírito e acho que, obviamente, as pessoas têm um desempenho em seus níveis ideais de desempenho quando não estão distraídas.”
A Red Bull já demonstrou interesse em Lando Norris e Piastri anteriormente, alimentando especulações sobre uma possível saída de Max Verstappen da equipe. Mercedes e Aston Martin também foram apontadas como possíveis destinos para o piloto holandês. Segundo o De Telegraaf, Brown entrou em contato com o estafe de Verstappen há algum tempo, para sondar sua disponibilidade futura.
Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028 e acredita-se que seu contrato inclua cláusulas de desempenho que lhe permitiriam rescindir esse contrato antecipadamente. No entanto, o holandês nunca expressou publicamente o desejo de sair da equipe, e a sondagem de Brown foi considerada apenas uma forma de explorar o mercado.
A renovação do contrato de Piastri por um longo período, sugere que o interesse de Brown em Verstappen era limitado. Andrea Stella, chefe da equipe, destacou que a renovação de Piastri representa uma visão de longo prazo de estabilidade dentro da McLaren. “Renovar com Oscar em um contrato de longo prazo, do meu ponto de vista, foi uma decisão simples, natural e, em certa medida, consequente”, disse ele.
“Consequente à visão que Zak e eu temos para a equipe, que é uma visão que busca estabilidade a longo prazo e busca criar as condições para ter um bom desempenho, para sermos competitivos. E para nós, ter Lando e Oscar a bordo é uma das condições fundamentais para sermos competitivos. E já valeu imensamente a pena, porque é graças a ter os dois que garantimos o título de construtores no ano passado”, completou Stella.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.