A McLaren celebrou um resultado expressivo no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, com Lando Norris conquistando o segundo lugar e Oscar Piastri finalizando em terceiro. Apesar do pódio duplo, a equipe britânica reconheceu a superioridade da Red Bull Racing na corrida deste domingo.
Norris expressou sua satisfação com o segundo lugar. “Uma boa corrida e estou muito satisfeito com o P2. Não foi fácil ultrapassar, mas fizemos o que pudemos. Max foi rápido, claro que adoraríamos estar lá lutando com ele, mas eles tinham um pouco mais de ritmo do que nós. Oscar e eu tivemos uma batalha divertida, mas corremos um contra o outro bem e maximizamos o que podíamos. Para nós, como equipe, segundo e terceiro é ótimo. Vamos de novo na próxima semana”, concluiu.
Piastri, que largou na pole position, admitiu uma ponta de decepção por não vencer, mas valorizou o resultado da equipe. “Um pódio duplo é um bom resultado para a equipe. Da minha parte, é sempre um pouco decepcionante largar na pole e não vencer a corrida, mas não tínhamos exatamente o ritmo, e Max estava rápido. Quando decidimos parar cedo, a estratégia de duas paradas parecia fazer mais sentido, pois os pneus não tinham ritmo, mas não conseguimos maximizá-la depois e tivemos falta de sorte com o VSC e o Safety Car. Temos algumas coisas para revisar, mas conquistamos uma boa quantidade de pontos. Vamos fazer o debriefing e depois voltaremos nossa atenção para Mônaco”, acrescentou.
O chefe da equipe, Andrea Stella, destacou a boa quantidade de pontos conquistada em Ímola. “Chegando ao fim de semana, sabíamos que o traçado da pista e as condições ambientais tornariam esta uma corrida muito mais acirrada, mas ficamos um pouco surpresos com a força da Red Bull hoje, e parabéns ao Max”, disse ele.
Stella analisou um momento crucial da corrida. “A corrida foi decidida na primeira volta com a ultrapassagem de Max sobre Oscar. A partir daí, tentamos desbloquear vários cenários para retomar a liderança. Lando conseguiu maximizar o stint com os pneus médios e fez uma corrida muito boa. Com Oscar, desviamos para uma estratégia de duas paradas. Se os pneus duros tivessem se comportado um pouco melhor, essa teria sido uma estratégia forte, mas isso é algo que temos que avaliar com o benefício da retrospectiva. Buscar a vitória sempre envolve algum risco, e às vezes, quando você assume um risco, há uma desvantagem. Ele fez algumas ótimas ultrapassagens para responder aos vários fatores da corrida. Os pilotos lutaram de forma limpa e justa, culminando em um pódio duplo para a equipe”.
Por fim, Stella elogiou o trabalho de toda a equipe e já mira a próxima etapa. “A equipe trabalhou duro neste final de semana, produziu dois carros confiáveis e nos colocou na pole position. No geral, foi um fim de semana positivo para a McLaren, e esperamos ansiosamente a próxima corrida em Mônaco”, encerrou o chefe da equipe.