Fórmula 1: McLaren admite que MCL39 “penaliza” Norris mais que Piastri

Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que as características do MCL39, carro da equipe para a temporada 2025 da Fórmula 1, representam uma ‘penalidade’ maior para Lando Norris do que para seu companheiro de equipe, Oscar Piastri.

O GP da China expôs as qualidades e fragilidades do MCL39, um carro capaz de desempenhos excepcionais, mas que pune severamente os pilotos por erros. Norris enfrentou dificuldades em Xangai, com resultados abaixo do esperado na classificação Sprint e na própria corrida Sprint. No entanto, ele se recuperou na corrida principal no domingo, conquistando um sólido segundo lugar. Piastri, por outro lado, demonstrou maior adaptação às peculiaridades do carro, obtendo resultados consistentes ao longo daquele final de semana.

Stella explicou que as dificuldades de Norris estão relacionadas ao comportamento dos pneus na pista e às características do carro. “Há algumas coisas, uma relacionada principalmente ao comportamento dos pneus neste asfalto (Xangai), e a outra está mais relacionada ao comportamento do carro, que dificulta um pouco a exploração do limite”, disse Stella. “Isso é o mesmo para ambos os pilotos, mas acho que é mais uma penalidade para Lando, dado seu estilo de pilotagem e a maneira como ele quer gerar tempo de volta. Em ambas as coisas, a relacionada aos pneus e a relacionada ao carro, não há muito que possamos fazer, apenas temos que nos adaptar.”

Norris relatou dificuldades com o carro ao longo do fim de semana na China, especialmente em curvas de baixa velocidade. “Eu simplesmente não consigo pilotar um carro sem frente”, disse Norris após a corrida. “Eu consigo, mas luto, e tem sido muito subesterçante nos últimos dias, não consigo maximizar o pacote dessa forma.”

Stella concordou que Norris enfrenta desafios para extrair o máximo potencial do carro em voltas rápidas. “De alguma forma, quando ele tenta encontrar os últimos um ou dois décimos que normalmente encontraria ao colocar um pneus novos, então acho que ele atinge esse tipo de comportamento ao qual me refiro sem ser específico”, disse o chefe da McLaren. “E isso significa que na verdade, funciona melhor para ele quando ele está a 99% de seu potencial. Quando ele tenta extrair os 100%, as coisas acabam saindo um pouco do controle”, finalizou.

A McLaren busca soluções para otimizar o desempenho do MCL39, visando minimizar as dificuldades enfrentadas por Norris e garantir que ambos os pilotos possam explorar todo o potencial do carro.

🎥 Vídeos mais recente