O ex-piloto e campeão de Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, acredita que Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, gosta de pilotos que não hesitam em confrontá-lo, e Max Verstappen se encaixa perfeitamente nesse perfil, segundo o canadense.
Em participação em um programa na Sky Sports, Villeneuve traçou um paralelo entre Marko e Patrick Head, projetista e co-fundador da Williams juntamente com Frank Williams. “Eu me dava bem com Patrick Head, o que significa que provavelmente me daria bem com Helmut Marko”, disse ele.
Villeneuve aprofundou sua análise sobre a dinâmica entre Marko e seus pilotos, especialmente Verstappen. “Ele gosta de pilotos que são duros, que podem meio que lutar com ele, desde que seja construtivo e inteligente”, sugerindo que essa característica é a base da forte relação entre Verstappen e Marko.
“Então, é assim que Max é. Ele não é um personagem fácil e pode enfrentar Helmut, e há um grande respeito entre os dois”, acrescentou Villeneuve, destacando a personalidade forte de ambos.
Durante o referido programa, o narrador David Croft mencionou a presença constante de Marko na garagem da Red Bull Racing, ao que Villeneuve respondeu: “Ele é apaixonado, não é?”. O comentarista britânico concordou enfaticamente com um simples “Absolutamente”.
A análise de Villeneuve lança luz sobre a complexa e bem-sucedida parceria entre Helmut Marko e Max Verstappen, sugerindo que a capacidade do piloto de se posicionar e até mesmo desafiar o influente consultor, que também foi piloto de Fórmula 1, é um fator chave para o respeito e a força da relação.