Fórmula 1: Marko diz que período de férias será decisivo para manter Verstappen

A Red Bull Racing enfrenta um período crítico para assegurar a permanência de Max Verstappen na equipe além de 2025. Helmut Marko, consultor da equipe, indicou que as férias da Fórmula 1 no meio do ano, serão determinantes para confirmar o futuro do piloto holandês.

Mesmo com seu contrato se estendendo até 2028, rumores sobre uma possível saída de Verstappen ganharam força nos últimos meses. Problemas internos na equipe e desafios de desempenho do RB21 alimentaram especulações sobre um interesse da Mercedes, liderada por Toto Wolff, e também da Aston Martin. A possibilidade de cláusulas de desempenho no contrato de Verstappen, que permitiriam sua saída caso não esteja entre os três primeiros no campeonato, também intensificou a preocupação na Red Bull.

Christian Horner, chefe da equipe, destacou a necessidade de fornecer um carro competitivo para Verstappen. “Cabe a nós entregar, e tenho certeza de que forneceremos a ele um carro com o qual ele possa lutar novamente pelo título no campeonato no próximo ano”, disse Horner após a conquista do título de Verstappen em Las Vegas no ano passado.

No entanto, as dificuldades iniciais na temporada de 2025, com Verstappen apontando a falta de competitividade do RB21 e a controversa troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda, com a qual o holandês não concordou, acenderam um alerta na equipe. Marko destacou que o foco principal da Red Bull é garantir o quinto título de Verstappen, pois qualquer resultado abaixo disso poderia levá-lo a considerar outras opções.

“Mudanças na Red Bull, além de uma melhor janela de operação com o RB21, são necessárias para que Max possa conquistar seu quinto título”, afirmou Marko. “Esse é nosso grande objetivo. Toda a equipe está trabalhando com total comprometimento. Claro, todo piloto de ponta tem uma cláusula de saída se o desempenho não estiver à altura, mas essas cláusulas variam, e no momento, não é um problema.”

Questionado sobre a possibilidade de Verstappen buscar outras equipes caso o título não seja viável até as férias da categoria, Marko respondeu: “Essa é a janela. Mas não vamos esquecer que estamos em segundo no campeonato de pilotos, oito pontos atrás. Ainda há um longo caminho até as férias”.

Além da Mercedes, a Aston Martin também surgiu como possível destino para Verstappen, especialmente com a chegada de Adrian Newey e da Honda à equipe este ano. Zak Brown, da McLaren, também contribuiu para a especulação, afirmando que Verstappen vai correr pela Mercedes no próximo ano.

Mesmo com todas as especulações, Marko mantém a calma, destacando a importância de Verstappen para a Red Bull. “Claro, Max é uma parte extremamente importante de nossa equipe. Ele foi o único que pôde vencer o título no ano passado. No momento, ele é claramente o melhor, se não um dos melhores, e é claro que queremos mantê-lo. Mas para isso, o carro precisa estar à altura. Da forma como as coisas estão agora, não há razão, nem contratualmente, para ele sair no final do ano”, completou Marko.

🎥 Vídeos mais recente