Fórmula 1: Marko admite grande preocupação com permanência de Verstappen

A Red Bull Racing começa a demonstrar preocupação real com a permanência de Max Verstappen na equipe, diante da queda de desempenho do time na atual temporada da Fórmula 1. O consultor do time, Helmut Marko admitiu que a situação atual da equipe está longe do ideal e que melhorias precisam acontecer rapidamente para manter o tetracampeão motivado e competitivo.

Marko falou à Sky alemã: “A preocupação é grande. Como eu disse, precisamos de melhorias no futuro próximo, para que ele tenha um carro com o qual possa vencer novamente. Temos que criar uma base com um carro que lhe permita disputar o título no campeonato.”

Verstappen enfrentou um final de semana frustrante no GP do Bahrein, onde cruzou a linha de chegada apenas na sexta posição, 34 segundos atrás do vencedor Oscar Piastri da McLaren. O holandês mencionou problemas de superaquecimento e desgaste dos freios como fatores que afetaram seu desempenho. “Sinto que estamos até piores com os pneus este ano. Isso complica tudo, porque no ano passado não fomos tão mal aqui”, disse o holandês após a corrida.

Mesmo ocupando o terceiro lugar no campeonato, apenas oito pontos atrás de Lando Norris, Verstappen já afirmou que não se vê na briga pelo título em 2025.

A queda de rendimento da Red Bull Racong ocorre em meio a um período turbulento nos bastidores, iniciado com a investigação sobre Christian Horner, chefe da equipe no início do ano passado. Desde então, a performance da Red Bull vem caindo, e a McLaren assumiu o protagonismo. Após vencer sete das dez primeiras corridas em 2024, Verstappen acumulou apenas três triunfos nas últimas dezoito provas.

Há rumores de que o time de gerenciamento do holandêrs esteja avaliando suas opções. Segundo o jornalista de F1, Ted Kravitz, o empresário de Verstappen, Raymond Vermeulen, foi visto em uma conversa tensa com Marko após o GP do Bahrein. O contrato do piloto com a Red Bull vai até 2028, mas inclui cláusulas que podem ser acionadas caso a equipe deixe de ser competitiva.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, já demonstrou interesse em contar com Verstappen, mas deve manter sua aposta em George Russell, que vem se destacando em 2025. Outra possibilidade seria uma eventual parceria com Adrian Newey, que deixou a Red Bull e assumiu papel técnico na Aston Martin com foco no novo regulamento que entrará em vigor em 2026.

🎥 Vídeos mais recente