Charles Leclerc saiu em defesa da Ferrari ao rejeitar a ideia de que o SF-25, carro da equipe italiana para a temporada 2025 da Fórmula 1, represente um retrocesso em relação ao seu antecessor, o SF-24. Segundo o monegasco, apesar das dificuldades enfrentadas nas primeiras etapas do campeonato deste ano, o modelo atual é tecnicamente superior. O problema, segundo ele, é que os concorrentes evoluíram ainda mais.
“Claro que demos um passo à frente. Tenho certeza de que, se compararmos o carro de 2024 com o de 2025, o atual é melhor”, afirmou Leclerc. “Mas os outros concorrentes, relativamente, deram um passo maior do que o nosso.”
A Ferrari iniciou o ano com a expectativa de disputar o título, embalada pelo bom desempenho no final da temporada passada. No entanto, o início de 2025 tem sido decepcionante: em três corridas, a equipe ainda não subiu ao pódio e já soma 76 pontos de desvantagem para a McLaren no campeonato de construtores.
Leclerc reconheceu a frustração com o desempenho até aqui. “Quando você termina um ano em boa forma, com um carro competitivo, a expectativa é começar do mesmo ponto e seguir evoluindo. Nesse aspecto, ficamos um pouco decepcionados ao perceber que demos um passo atrás no começo da temporada.”
Apesar das dificuldades, o piloto revelou que a Ferrari trará novidades técnicas para o GP do Bahrein neste final de semana, na tentativa de extrair mais do potencial do SF-25. “Temos algumas peças novas aqui. Espero que isso nos ajude a reduzir um pouco essa diferença”, disse ele.
Leclerc também comentou sobre a percepção inicial durante os testes de pré-temporada, quando a McLaren já despontava como forte candidata. “Naquela época, parecia que eles estavam muito bem nos stints de corrida, mas ainda precisávamos confirmar. Agora está confirmado, e espero que possamos reverter essa situação”, acrescentou.
Mesmo com as melhorias previstas, Leclerc mantém os pés no chão quanto ao desafio à frente. “Tentamos evoluir em todos os aspectos possíveis do carro, mas claramente não foi o suficiente. Ainda assim, espero que o que trouxemos para este final de semana nos permita lutar um pouco mais com os outros”, finalizou o piloto monegasco.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.