Fórmula 1: Leclerc critica novas regras de 2026 e apoia volta dos motores V10

Charles Leclerc não escondeu sua insatisfação com as novas regras técnicas da Fórmula 1 que entrarão em vigor em 2026, e manifestou seu apoio à ideia de um retorno aos motores V10. O assunto estará em pauta em uma reunião entre as equipes neste final de semana no Bahrein.

Com mudanças significativas no regulamento técnico, incluindo um aumento de quase 300% na potência elétrica e uma divisão igualitária entre motor a combustão e sistema elétrico, a nova geração de unidades de potência tem gerado desconfiança entre os pilotos, e Leclerc é um dos que se mostram céticos.

“O que tenho visto para o próximo ano não é algo particularmente empolgante para mim”, afirmou o piloto da Ferrari. “Acho que a maioria de nós (pilotos) compartilha da mesma opinião. Talvez alguns sejam mais vocais do que outros, por motivos diversos, mas todos concordamos que o V10 seria uma solução muito melhor.”

Mesmo sabendo da preferência dos pilotos pelos antigos motores aspirados, Leclerc admitiu que o papel dos pilotos nessas decisões é bastante limitado: “A gente basicamente faz o que mandam. Não temos muita voz nesse tipo de discussão”, disse ele.

Além da falta de empolgação, Leclerc também levantou preocupações relacionadas à segurança com o novo conceito. “Não é só sobre desempenho na pista. Em alguns casos, até em termos de segurança, as coisas ficam complicadas. Esses pontos estão nas mãos da FIA, mas não sei se há tempo suficiente para resolver tudo”, acrescentou.

Mesmo com as críticas, o monegasco entende que o caminho está traçado. “As decisões já foram tomadas. Agora, temos que lidar com isso da melhor forma possível. O nosso objetivo segue sendo o de sempre, ser o mais competitivo possível. Mas do ponto de vista do piloto, não é algo animador”, encerrou Leclerc.

Apesar do apoio entre os pilotos, o retorno dos motores V10 é visto como improvável, dado o alto investimento feito pelos fabricantes nas novas unidades híbridas desde a confirmação do regulamento de 2026.

O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente