Charles Leclerc afirmou que as curvas de média e alta velocidade são os principais pontos fracos do carro da Ferrari para a temporada 2025 da Fórmula 1, o SF-25, e que a equipe precisa melhorar nessas áreas para desafiar a McLaren. A expectativa inicial era que a Ferrari continuaria a evolução do final da temporada 2024, quando esteve na disputa pelo título até a última corrida, mas o desempenho da equipe italiana nas duas primeiras corridas de 2025 ficou aquém do esperado.
Atualmente, a Ferrari ocupa a quinta posição no campeonato de construtores, 61 pontos atrás da McLaren. Embora os poucos pontos conquistados pela equipe possam ser atribuídos a erros de execução na Austrália e à dupla desqualificação na China, o desempenho do carro também tem sido decepcionante.
O SF-25 mostrou lampejos de potencial, com Leclerc liderando o TL2 em Melbourne e Lewis Hamilton vencendo a corrida Sprint em Xangai. No entanto, a equipe de Maranello não conseguiu manter essa consistência, resultando em oscilações de desempenho maiores do que as de seus concorrentes.
Leclerc sugeriu que a evolução da Ferrari nas curvas de alta velocidade em comparação com o carro anterior, pode ter comprometido o desempenho em outras áreas. “Honestamente, nunca é realmente uma coisa só”, disse ele. “Se olharmos para a sessão de classificação em Melbourne, eles (McLaren) foram muito, muito fortes em comparação conosco no último setor, o que pode ser sobre pneus, talvez mais do que qualquer outra coisa. Mas se olharmos para a corrida, é completamente diferente e é apenas o desempenho geral onde estávamos com falta de velocidade, seja nas curvas de baixa ou alta velocidade. Acho que sabemos onde precisamos pressionar em termos de desempenho para este carro. A alta velocidade, acho que demos um grande passo à frente. A baixa e média velocidade parecem ser a área onde precisamos trabalhar um pouco mais por enquanto”, disse ele.
O monegasco também lamentou o dano sofrido em seu carro durante o GP da China, após um contato com Hamilton ainda na parte inicial da corrida. Apesar de ter terminado em quinto lugar antes de sua posterior desclassificação (assim como Hamilton), ele questionou o que poderia ter acontecido sem o dano. “Acho que fomos rápidos no geral. Vimos isso na corrida Sprint com Lewis. Vimos isso no final do stint, onde eu estava muito forte. Ao todo, acho que tínhamos um carro de corrida muito bom. Hoje (domingo) o carro deu um passo à frente o que o tornou muito melhor. Senti que havia muito mais potencial. Eu estava destruindo os pneus dianteiros e trinta pontos a menos de downforce é uma quantidade enorme. Eu não espero que um carro seja mais rápido assim. Caso contrário, temos um problema”, encerrou Leclerc.