F1: Lawson diz que fazer carro funcionar bem é mais importante que estilo de pilotagem

Liam Lawson, novo piloto da Red Bull Racing, comentou sobre a necessidade de se adaptar ao carro da equipe, em vez de tentar replicar o estilo de pilotagem de Max Verstappen. Em conversa com o GPblog, Lawson, que se junta à Red Bull vindo da Racing Bulls (RB até o ano passado), destacou que passou muito tempo com a Red Bull como piloto reserva, o que lhe deu experiência no desenvolvimento do carro.

“Acho que, honestamente, como piloto reserva, passei mais tempo com a Red Bull do que com a Rb tecnicamente, devido à quantidade de tempo que passei apenas sendo reserva, indo para as corridas com a Red Bull e fazendo trabalho de simulador”, disse Lawson. Ele acrescentou que, apesar de não ter pilotado o carro em muitas pistas, os testes e o tempo gasto ajudando no desenvolvimento o fizeram se acostumar com as características do carro.

Lawson afirmou ainda que os pilotos profissionais devem ser capazes de pilotar o que lhes é dado e maximizar o desempenho. “Acho que ter um estilo de pilotagem é importante, mas nós devemos ser profissionais, devemos ser capazes de pilotar o que nos é dado e maximizar isso. Então, acho que para mim, não se trata muito de saber se o estilo de pilotagem me agrada ou não, mas sim de como eu faço funcionar, e gostaria de pensar que posso fazer isso”, concluiu Lawson.

Apesar de ter apenas onze participações em GPs na Fórmula 1, a Red Bull tem total confiança no novo companheiro de equipe de Verstappen. Helmut Marko, consultor da equipe, deu a Lawson uma diretiva clara: “Ele deve continuamente somar pontos e ajudar Max quando necessário. Apenas fazer o seu melhor não é suficiente”, disse Marko em entrevista à OE24.