Fórmula 1: Instabilidade na Red Bull beneficia a McLaren, segundo Brown

Zak Brown, CEO da McLaren, explicou por que a instabilidade na Red Bull Racing é benéfica para sua equipe, enquanto sua rivalidade com Christian Horner, chefe da Red Bull continua.

A animosidade entre os chefes da McLaren e da Red Bull é de longa data, tendo se tornado pública no GP dos EUA de Fórmula 1 em 2022, quando a Red Bull foi considerada culpada de violar o teto de custos de 2021. Na ocasião, Brown escreveu uma carta aberta, afirmando que a violação constituía uma trapaça.

Mais tarde, na abertura da temporada de 2024, enquanto alegações de comportamento inadequado (assédio sexual) de Horner eram investigadas pela Red Bull, Brown foi questionado sobre suas opiniões em uma coletiva de imprensa oficial. As câmeras da série da Netflix, ‘Drive to Survive’, capturaram Horner chamando Brown de ‘idiota’ por seus comentários naquele momento.

A Red Bull começou 2025 em uma posição instável, com as saídas de Adrian Newey e Jonathan Wheatley, a iminente saída de Will Courtenay, o desempenho ruim do RB21 e de Liam Lawson, e as dúvidas sobre seu projeto de motor próprio com a Red Bull Powetrains-Ford para 2026. O futuro de Max Verstappen também está sendo discutido abertamente, e Brown explicou por que está ansioso para alimentar essas discussões.

“Nosso esporte, talvez mais do que outros, embora eu não pretenda ser um especialista em outros esportes, tem um aspecto altamente competitivo e político,” disse ele ao apresentador Oz Woloshyn no podcast ‘TechStuff’ da Kaleidoscope. “O objetivo é nos tornar o mais rápido possível, mas também há uma estratégia de desestabilizar a concorrência. Tentamos criar tensão ou perturbar outras equipes, o que não é exclusivo da F1, mas é particularmente pronunciado aqui”.

“Você está constantemente lutando por funcionários, pilotos, patrocinadores e a atenção da imprensa desempenha um grande papel. Se você puder gerar alguma instabilidade em equipes rivais, e nem sempre funciona a nosso favor, isso pode desacelerá-las enquanto nos concentramos em acelerar”, finalizou Brown.

🎥 Vídeos mais recente