Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, está sob fortes críticas da imprensa mexicana, que questiona a forma como ele avaliou o desempenho de Liam Lawson no GP da Austrália de Fórmula 1. O site Esto criticou a postura de Marko, comparando-a com suas avaliações de Sergio Perez na temporada passada.
Lawson teve um início de temporada difícil em Melbourne, sendo eliminado no Q1 e sofrendo um acidente durante a corrida, que o obrigou a abandonar a prova. O site mexicano destacou a diferença no tratamento de Marko em relação a Perez, que enfrentou situações semelhantes na temporada passada. “Ele o defende! Helmut Marko justifica o mau desempenho de Liam Lawson no GP da Austrália”, estampou o site, em apoio ao seu compatriota, que foi demitido da Red Bull após o final da temporada 2024.
“Helmut Marko parece ter suavizado. Ele não atacou Liam Lawson por seu mau desempenho, mas tentou protegê-lo das críticas”, continuou o Esto. A comparação com o tratamento dado a Perez é imediata, com os mexicanos afirmando que o austríaco foi muito crítico com o piloto mexicano. Além do Esto, outros veículos de imprensa mexicanos também fizeram críticas a Marko, mas de forma menos contundente.
Marko é descrito como ‘o controverso consultor da Red Bull’ no artigo. No entanto, o site não menciona o fato de que essa foi a estreia de Lawson pela Red Bull, enquanto Perez já estava em sua quarta temporada na equipe quando recebeu as críticas, ou seja, em situações completamente diferentes.