Fórmula 1: Horner responde às críticas de Newey: “Os problemas começaram antes do ano passado”

O chefe da Red Bull, Christian Horner respondeu às críticas de Adrian Newey, que sugeriu que os problemas do carro em 2024 mostravam sinais de “inexperiência”.

O RB20 começou o ano como o melhor carro do grid, com Max Verstappen vencendo sete das dez primeiras corridas, mas a primeira vitória de Lando Norris no GP de Miami, mostrou que a McLaren havia alcançado a equipe na disputa. Depois disso, a Red Bull enfrentou dificuldades e passou dez corridas sem vencer, lidando com problemas de equilíbrio no carro.

Newey, que deixou a equipe em Maio de 2024, analisou a temporada e apontou que o carro começou a perder o desempenho ainda em 2023: “Pelo que pude ver, o carro de 2024, e até mesmo nas últimas fases de 2023, estava começando a ficar mais difícil de pilotar. Pelo que vejo de fora, e sem querer criticar, acho que os caras da Red Bull, talvez por falta de experiência, continuaram seguindo na mesma direção.”

Ao ser questionado sobre isso, Horner negou que a falta de experiência tenha sido a causa e destacou que os problemas já vinham de antes: “Não sei, não vi esses comentários, mas acho que os problemas são mais enraizados do que apenas no ano passado.”

“Quando você realmente analisa os dados e algumas características, começa a perceber esses problemas muito antes disso, certamente durante 2023. Foi uma questão de entender os fatores que causavam um desempenho muito instável. Acho que a equipe trabalhou muito para compreender isso e corrigir,” acrescentou.

Com a nova temporada chegando, Horner garantiu que a equipe trabalhou duro para resolver as falhas do RB20:

“A equipe trabalhou muito no inverno para melhorar algumas das dificuldades do RB20. Tivemos um bom período de desenvolvimento, e vamos descobrir na próxima semana se conseguimos resolver alguns desses problemas. Já conseguimos melhorar no fim do ano passado, e veremos se demos mais um passo à frente,” concluiu.