Fórmula 1: Horner e Marko dizem que Lawson precisa de tempo para se adaptar

A Red Bull Racing manifestou apoio a Liam Lawson, afirmando que o piloto precisa de tempo para se adaptar, após um fraco desempenho na classificação Sprint do Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Lawson terminou em último lugar no SQ1, enfrentando dificuldades com o RB21 e largando apenas em P20 na corrida Sprint no sábado.

Lawson tem enfrentado desafios na adaptação ao carro, com uma eliminação no Q1 e um abandono na corrida de abertura da temporada na Austrália. Em Xangai, um circuito novo para ele, as dificuldades persistiram. Apesar do segundo lugar de Max Verstappen na classificação Sprint, Lawson não conseguiu superar o SQ1.

O piloto neozelandês relatou problemas com o aquecimento dos pneus médios, o que afetou seu desempenho. “Saí da pista, então sim, é obviamente uma pena. Acho que do ponto de partida não foi tão ruim, a primeira volta foi razoável, e então estávamos apenas procurando construir a partir daí. Mas ficamos na pista para tentar resfriar os pneus, e para ser honesto, eu realmente lutei para baixar as temperaturas começando a segunda volta. Basicamente, começamos muito quentes e então ao longo da volta eu apenas lutei. É frustrante. É realmente uma pena, porque acho que honestamente, começamos bem na sessão. A primeira volta não foi incrível, mas foi relativamente boa, então é apenas uma pena ser eliminado por algo tão frustrante”, disse Lawson.

Ele reconheceu que o ritmo do carro deveria ser melhor, dado o desempenho de seu companheiro de equipe. “Nosso ritmo deveria ser muito maior do que onde estamos. Obviamente, temos a corrida Sprint amanhã para tentar aprender algumas coisas e então a classificação para o GP também. Quero fazer um trabalho melhor nisso,” acrescentou.

Helmut Marko e Christian Horner, consultor e chefe da Red Bull respectivamente, demonstraram compreensão com as dificuldades de Lawson. Marko afirmou que o piloto precisa de mais voltas e ritmo para mostrar seu potencial. “É triste, mas ele precisa de algumas voltas e deve entrar em um ritmo para mostrar seu potencial. Acho que temos que dar a ele mais tempo. Ambos os circuitos, ele não conhecia, Melbourne e este. Então estamos ansiosos e, claro, ao lado de Max, parece também que nosso carro é bastante difícil de pilotar”, disse Marko.

Horner concordou com a necessidade de dar tempo a Lawson. “Estamos apenas na segunda corrida. É um circuito que ele nunca viu antes. Então, acho que temos que ser justos e dar-lhe tempo. E ele vai chegar lá. Mas precisamos apenas apoiá-lo e dar esse tempo. E você sabe, ele está em uma vaga altamente pressionada. E não fica mais fácil”, afirmou.

O chefe da Red Bull também destacou a resiliência de Lawson após um início difícil na Austrália. “Acho que Liam tem uma cabeça bastante sensata sobre seus ombros. Foi um batismo difícil para ele em Melbourne. Ele ainda saiu com a segunda volta mais rápida da corrida. E eu apenas disse a ele: ‘Ignore os pessimistas, ignore as mídias sociais, abaixe a cabeça e você ficará bem’. Ele só precisa de um pouco de tempo”, completou Horner.

🎥 Vídeos mais recente