A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou sua entrada no mercado de memorabilia, oferecendo aos fãs da Fórmula 1 a oportunidade de adquirir artefatos históricos do automobilismo. O destaque inicial, será um leilão de peças do motor Honda RA100E V10, que impulsionou Ayrton Senna ao seu título na F1 em 1990.
O leilão, o primeiro da nova divisão da organização, ocorrerá durante a Monterey Car Week em agosto de 2025. Além do motor, outros itens de memorabilia serão oferecidos, incluindo produtos autografados, colecionáveis de edição limitada e artefatos raros da longa história da Honda.
“Nosso objetivo é criar um negócio valioso que permita aos fãs que amam a F1, MotoGP e outras categorias do esporte a motor, compartilhar a história dos desafios da Honda nas corridas desde os anos 1950”, disse o presidente da HRC, Koji Watanabe. “Permitir que nossos fãs possuam uma parte da história das corridas da Honda não pretende ser um esforço único, mas sim um negócio contínuo que vamos nutrir e crescer.”
A peça central do leilão será o motor RA100E, utilizado pelo lendário Senna e desmontado na fábrica da HRC em Sakura City, no Japão, por seus construtores originais. Cada parte do motor, como comandos de válvulas, pistões e bielas, será colocada em vitrines e acompanhada de um certificado de autenticidade.
O carro do qual este motor foi removido, o McLaren MP4/5B, foi projetado por Neil Oatley e conquistou os campeonatos de pilotos e construtores. Como uma evolução do MP4/5, foi projetado para o piloto brasileiro e contou com a participação de Gordon Murray, então diretor técnico da equipe.
Esse motor de 3,5 litros produzia de 690 a 710 HPs de potência a 13.500 rpm e era excepcionalmente potente. Apesar de ter enfrentado alguns problemas iniciais, a fabricante japonesa rapidamente os resolveu.
Impulsionado por este motor da Honda, Ayrton Senna venceu seis GPs naquele ano, enquanto seu companheiro de equipe, Gerhard Berger, conquistou sete pódios.
Após os dias de glória com a McLaren e uma parceria bem-sucedida com a Red Bull, que rendeu dois campeonatos de construtores e quatro de pilotos, a Honda irá se unir à Aston Martin a partir de 2026, fornecendo unidades de potência para a equipe de Silverstone.
Fonte: HRC Memorabilia