Fórmula 1: Gasly diz que Alpine precisa mirar em 2026, não em 2025

Pierre Gasly expressou sua opinião sobre o que a Alpine deve fazer para ter sucesso na Fórmula 1 em 2026. Com a grande mudança nos regulamentos técnicos prevista para aquele ano, incluindo aerodinâmica ativa e novas unidades de potência, Gasly acredita que a equipe precisa priorizar o desenvolvimento para 2026, mesmo que isso signifique sacrificar a temporada de 2025.

A Alpine tem se mantido como uma equipe do pelotão intermediário na era do efeito solo, sem conseguir diminuir a distância para as equipes de ponta. O motor Renault também foi afetado pelo congelamento do desenvolvimento, o que impediu melhorias de desempenho.

Depois de um início difícil em 2024, a Alpine reagiu nas últimas corridas e terminou o campeonato de construtores em sexto lugar, resultado que garantiu uma premiação de quase 30 milhões de dólares. No entanto, para o último ano dos regulamentos atuais, Gasly acredita que seria um erro manter o foco em 2025.

“Se dependesse de mim, todo o orçamento seria destinado a 2026, mas eu não controlo o orçamento”, disse Gasly à imprensa. “Se isso é bom ou ruim, eu não sei, mas não me importo de ser o oitavo, nono ou décimo, eu quero vencer, quero terminar no pódio e sei que não será fácil diminuir a diferença este ano, mas sei que em 2026, começaremos com as mesmas armas que as outras equipes e cabe a nós entregar o melhor carro possível”, acrescentou.

O piloto francês destacou que sua mentalidade não muda em relação a 2025, já que ele sempre busca o pacote mais rápido possível. No entanto, ele tem uma visão mais ampla e sabe que há muito mais a ganhar em 2026. “É por isso que temos que ser inteligentes na forma como fazemos as coisas. O bom é que o orçamento já está definido para este ano, as atualizações também já estão praticamente todas decididas, então temos um plano claro e só temos que confiar em nossas ferramentas e garantir que tomemos as decisões certas para o nosso futuro”, finalizou Gasly.