Fórmula 1: Futuro de Alonso dependerá da evolução da Aston Martin em 2026

Fernando Alonso afirmou que o nível de competitividade da Aston Martin no próximo ano deve definir seu futuro dentro da Fórmula 1. O espanhol, que está na equipe desde 2023, tem contrato até o final do próximo ano, mas ainda carrega incertezas sobre sua continuidade.

A queda de desempenho do time britânico em 2025 está sendo um duro golpe para o bicampeão mundial, que conseguiu conquistar seus primeiros dois pontos no ano somente na nona etapa do ano, o GP da Espanha. O piloto se mostrou irritado com a falta de performance do carro por diversas vezes.

Para 2026, a Aston Martin contratou o projetista Adrian Newey, que já identificou problemas na estrutura da equipe. Além dele, a Honda também entra como nova parceira de motores, em uma combinação que foi vitoriosa nas mãos de Max Verstappen na Red Bull. Porém, Newey afirmou que as falhas no software do simulador da equipe podem prejudicar o desenvolvimento.

“[A competitividade] será um fator muito importante, sim, mas não o único. Preciso ver como começa o próximo ano, como estarei motivado. Cada temporada tem um clima diferente, e tudo influencia: desempenho, condicionamento físico, situação pessoal e familiar”, disse Alonso em coletiva de imprensa.

“O cronômetro um dia vai me dizer se não estou mais rápido. Mas, por enquanto, sigo motivado. Mesmo com resultados ruins, sempre quero ir para a próxima corrida e melhorar”, ressaltou o piloto, que está com 43 anos e completa 44 no final de julho.

🎥 Vídeos mais recente