Fórmula 1: FIA toma medidas preventivas para evitar novos focos de incêndio em Suzuka

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que implementará medidas preventivas para evitar a repetição dos incêndios na grama, que ocorreram durante a segunda sessão de treinos livres para o GP do Japão de Fórmula 1, em Suzuka.

Depois de duas interrupções com bandeira vermelha causadas por acidentes envolvendo Jack Doohan, da Alpine, e Fernando Alonso, da Aston Martin, a direção de prova precisou intervir mais duas vezes durante a sessão de uma hora, devido a focos de incêndio às margens da pista.

O primeiro incêndio teve início após a curva 11 (hairpin), aparentemente causado por faíscas geradas pelo contato dos carros com o asfalto, que atingiram a grama seca. Após uma breve paralisação de cinco minutos, um segundo incêndio, de maior proporção, ocorreu pouco depois, na entrada da curva 13.

Ambos os incidentes, que remetem ao que aconteceu no único treino livre no GP da China do ano passado, foram rapidamente controlados pelos fiscais de pista.

Com a previsão de tempo seco para o TL3 e a sessão de classificação no sábado, antecedendo a chuva esperada para o domingo, a FIA demonstra grande preocupação em evitar novos problemas.

Em um comunicado oficial, a FIA declarou: “Enquanto continuamos a investigar os incêndios que ocorreram durante o TL2, nosso foco antes de amanhã estará na adoção de medidas preventivas. A grama foi cortada o mais baixo possível, e a grama seca solta foi removida das áreas afetadas. Antes das sessões de amanhã, a grama será umedecida, e equipes de resposta específicas serão posicionadas ao redor da pista”, encerra o comunicado.

🎥 Vídeos mais recente