Fórmula 1: FIA rebaixa Hülkenberg após erro na sessão de classificação no Bahrein

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) corrigiu uma falha bastante incomum ocorrida durante a sessão de classificação para o GP do Bahrein de Fórmula 1. Nico Hülkenberg, que inicialmente avançou para o Q2, teve sua volta no Q3 deletada por violação dos limites de pista, o que alterou a ordem do grid já após o término da primeira parte da sessão.

O piloto da Sauber havia avançado para o Q2 com um tempo de 1:31.998, mas essa volta foi posteriormente anulada, pelo fato do alemão ter excedido os limites de pista na curva 11. O problema é que a infração só foi comunicada, depois que o Q2 já havia começado, o que permitiu a Hülkenberg participar da segunda fase da classificação de maneira indevida.

Com a correção, a FIA determinou que todos os tempos de Hülkenberg no Q2 fossem excluídos, realocando o piloto à 16ª posição no grid de largada. Alex Albon da Williams, que havia sido eliminado no Q1 em 16º, herdou a 15ª colocação e ganhou uma posição para a largada da corrida no domingo.

Em nota oficial, a FIA explicou: “Durante o Q1, o carro 27 excedeu claramente os limites de pista na curva 11. Contudo, isso não foi reportado aos comissários antes do início do Q2. Como o tempo em questão foi suficiente para colocá-lo no Q2, e como ele já estava na pista quando a violação foi comunicada, a situação foi tratada com base no artigo 11.9.2.a do Código Esportivo Internacional da FIA”, encerra o comunicado.

O episódio chamou atenção por se tratar de um erro processual incomum, mas que terá impacto direto na formação do grid de largada da corrida no Bahrein.

O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente