O uso de palavrões tem gerado bastante polêmica desde que Max Verstappen disse “merda” durante uma coletiva de imprensa na Fórmula 1. Agora, a FIA decidiu liberar o uso de palavrões dentro do carro, desde que não ultrapassem o limite.
Durante uma reunião no GP da Austrália, a FIA e os pilotos concordaram que as novas regras sobre o uso de palavrões só se aplicam a coletivas de imprensa. Essa decisão veio após o caso de Dan Ticktum, que fez críticas no rádio sem ser punido.
A Federação Internacional de Automobilismo entende que as conversas entre pilotos e suas equipes são privadas, mesmo que algumas sejam transmitidas. No entanto, o comissário Garry Conelly deixou claro que se os palavrões forem dirigidos a qualquer oficial da FIA, o caso será encaminhado para a comissão e pode resultar em punições.
No GP de Abu Dhabi de 2024, Verstappen chamou os comissários de “idiotas estúpidos” após uma decisão sobre um incidente com Oscar Piastri. Esse tipo de comportamento será analisado e pode gerar punições.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália in loco com o jornalista Rodrigo França.