Fórmula 1: FIA altera regras para fechar brechas no regulamento de 2025

A FIA realizou ajustes em duas regras do regulamento desportivo da Fórmula 1, uma delas diretamente ligada à controvérsia ocorrida durante o GP do Canadá no ano passado, envolvendo Sergio Perez e a Red Bull Racing.

Na ocasião, Perez permaneceu na pista mesmo com o carro severamente danificado após um acidente, e sendo evidente que ele não conseguiria continuar na corrida. Ao invés de parar em algum lugar seguro e abandonar a prova, o mexicano foi instruído pela equipe a continuar pela pista até retornar aos boxes. A equipe tentava evitar a entrada do safety car, que poderia ser acionado dependendo de onde Perez parasse seu carro, para proteger a posição de Max Verstappen, que venceu a corrida. Perez, por sua vez, recebeu uma punição de três posições no grid para a corrida seguinte.

Para evitar a repetição de incidentes semelhantes, o Artigo 26.10 do regulamento desportivo da FIA foi alterado. A nova redação permite que o diretor de prova, Rui Marques, ordene que uma equipe instrua seu piloto a parar um carro com danos severos.

A nova regra estabelece: ‘Qualquer piloto cujo carro tenha danos significativos e óbvios a um componente estrutural que resulte em uma condição que apresente um risco imediato de colocar em perigo o piloto ou outros, ou cujo carro tenha uma falha ou defeito significativo que signifique que não pode retornar razoavelmente aos boxes, sem impedir desnecessariamente outro competidor ou prejudicar a competição, deve deixar a pista assim que for seguro fazê-lo. A critério exclusivo do diretor de prova, caso um carro seja considerado como tendo danos significativos e óbvios a um componente estrutural, ou falha ou defeito significativo, o competidor pode ser instruído a que o carro deve deixar a pista assim que for seguro fazê-lo’.

Outra alteração no regulamento diz respeito ao procedimento da volta de apresentação. Agora, os pilotos que largarem dos boxes, por qualquer motivo, são obrigados a participar da volta de apresentação, o que não era obrigatório anteriormente.

A nova redação estabelece: ‘Quando as luzes verdes no pórtico de largada estiverem acesas, todos os carros no grid capazes de fazê-lo devem iniciar a volta de apresentação com o piloto da pole position liderando. Uma vez que todos os carros na pista tenham passado o final dos boxes na volta de apresentação, a saída dos boxes será aberta e todos os carros que largarem dos boxes capazes de fazê-lo devem sair dos boxes e juntar-se à volta de apresentação. Quando tais carros forem autorizados a sair dos boxes, devem fazê-lo na ordem estabelecida no Artigo 43.3, a menos que outro carro seja indevidamente atrasado. Uma vez que todos esses carros tenham saído dos boxes, a saída dos boxes será fechada. Todos esses carros devem entrar nos boxes no final da volta de apresentação”, conclui o descritivo da regra.