O ex-piloto de Fórmula 1, Giedo van der Garde, criticou a performance de Lando Norris durante o GP da China de 2025, descrevendo o piloto da McLaren como ‘adormecido’ e advertindo que sua postura na corrida pode comprometer suas aspirações de título.
Durante a primeira rodada de pit stops, a Mercedes conseguiu diminuir a distância entre George Russell e Norris, com Russell ultrapassando Norris após uma disputa acirrada. “Russell entrou um pouco mais cedo no box. Foi um momento legal, quando Russell imediatamente passou Norris por fora. Achei uma super ação”, disse Van der Garde à Viaplay. “Norris estava realmente adormecido ali, aliás. Você sabe que vai ser uma luta, então você tem que alargar na curva e empurrá-lo para fora. Mas nada aconteceu.”
Embora Norris tenha recuperado a segunda posição uma volta depois, atrás do eventual vencedor Oscar Piastri, a perda inicial de posição para Russell foi inaceitável, segundo o holandês. “Norris se recuperou bem, quando seus pneus atingiram a temperatura ideal, mas essa primeira ação nunca deveria ter acontecido. Russell passar Norris por fora”, disse ele.
Desde o final da temporada de 2024, Norris tem declarado repetidamente que seu objetivo para 2025 é nada menos que o título de pilotos. Van der Garde, no entanto, questionou a postura do piloto da McLaren. “É assim que você nunca se torna campeão na F1. Se você continuar pilotando assim e deixar coisas como essa acontecerem, você não vai levar esse título. Você tem que usar cada milímetro em uma luta”, aconselhou o holandês, que ainda vê Norris como ‘um pouco ansioso’.
Van der Garde também lembrou do nervosismo de Norris nas últimas voltas do GP da Austrália, quando Max Verstappen se aproximou. “Também podemos lembrar que Norris ficou todo nervoso nas últimas voltas na Austrália, porque ele tinha Max atrás dele. Vamos lá, cara! Você sabe que tem um carro bom e que é bom. Apenas vá em frente e certifique-se de estar lá”, completou.
As críticas de Van der Garde destacam a necessidade de Norris ser mais agressivo e confiante em sua busca pelo título na Fórmula 1, alertando que a falta de assertividade pode prejudicar suas chances.