O ex-piloto de Fórmula 1, Marc Surer, acredita que a idade de Lewis Hamilton será um fator determinante que pode impedir que o britânico conquiste seu oitavo título na categoria. Hamilton, que se juntou à Ferrari no início da temporada 2025, tem como objetivo principal superar Michael Schumacher e se tornar o maior campeão da história da F1.
Por enquanto, o início da jornada de Hamilton na Scuderia tem sido marcado por altos e baixos, com um décimo lugar na abertura da temporada na Austrália e uma desclassificação no GP da China devido ao desgaste excessivo da prancha do assoalho de seu SF-25. A desclassificação ofuscou um desempenho notável em Xangai, onde Hamilton conquistou a pole position e a vitória na corrida Sprint no mesmo circuito.
Apesar de poucos duvidarem da capacidade de Hamilton de vencer corridas nas próximas temporadas, Surer acredita que o piloto de 40 anos é velho demais para conquistar outro título. “Lewis Hamilton na Ferrari é algo grandioso”, disse Surer ao Makthavare.se. “O piloto de F1 mais famoso do mundo, graças às redes sociais, e a Ferrari, a equipe mais famosa de todos os tempos. Juntos, isso já é uma vitória. Mas a idade de Hamilton é contra ele, e não consigo imaginar que ele conquiste o oitavo título aos 40 anos.”
Surer não é o único a questionar o potencial de Hamilton na F1. O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, também comentou sobre o assunto antes do início da temporada. Em um livro lançado em novembro de 2024, Wolff afirmou que ‘todos têm um prazo de validade’ ao comentar a mudança de Hamilton para a Ferrari.
Hamilton respondeu à essas críticas, afirmando: “Nunca me compare a ninguém. Sou o primeiro e único piloto negro que já esteve nessa categoria. Sou construído de forma diferente. Passei por muita coisa, tive minha própria jornada e você não pode me comparar a outro piloto de Fórmula 1 de 40 anos, passado ou presente, na história. Porque eles não são como eu. Estou faminto, motivado, não tenho esposa e filhos. Estou focado em uma coisa só, que é vencer. Essa é a minha prioridade número um”, completou o heptacampeão.