O ex-piloto de Fórmula 1, Robert Doornbos, levantou a suspeita de que Max Verstappen pode estar se preparando mentalmente para deixar a Red Bull Racing, em meio aos desafios enfrentados pela equipe no momento.
A Red Bull tem estado sob intensa análise nos últimos dezoito meses, período em que perdeu terreno para a McLaren na hierarquia da Fórmula 1, substituiu Sergio Perez por Liam Lawson, que já enfrenta pressão após apenas duas corridas consideradas abaixo do esperado, e viu a saída de membros importantes de sua equipe para times concorrentes, incluindo Adrian Newey para a Aston Martin e Jonathan Wheatley para a Sauber, que se tornará a equipe de fábrica da Audi no próximo ano.
Embora Verstappen tenha reiteradamente reafirmado seu compromisso com a Red Bull, com seu contrato atual válido até o final da temporada de 2028, a turbulência interna na equipe, especialmente com a proximidade das novas regulamentações no próximo ano, além da utilização de unidades de potência de fabricação própria com a Red Bull Powertrains-Ford a partir de 2026, tem gerado questionamentos sobre o futuro do holandês.
Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, chegou a anunciar publicamente seus esforços para atrair o tetracampeão para sua equipe para a atual temporada, embora essa movimentação não tenha se concretizado. No entanto, Doornbos acredita que o piloto holandês agora está mentalmente preparado para deixar a Red Bull.
Após Verstappen ter conquistado o segundo lugar na corrida Sprint do GP da China, atrás de Lewis Hamilton, e o quarto lugar na corrida principal, atrás dos dois carros da McLaren e de George Russell da Mercedes, Doornbos afirmou ao Race Café da Ziggo Sport: “Acho que Max Verstappen está um pouco relaxado demais com toda a situação. O que a Red Bull também sente, é que se eles têm muitos problemas com o segundo piloto, e também a gestão de crise dentro da organização… Será que Pierre Waché (diretor técnico do time) e sua equipe podem realmente melhorar aquele carro e montar um ataque à McLaren?”
“Eles podem oferecer a Max o que ele quer? Acho que Max já está se despedindo secretamente da equipe, em sua cabeça. Ele também deve pensar sobre os constantes problemas com o segundo piloto, seja (Sergio) Perez, (Liam) Lawson, ou quem sabe (Yuki) Tsunoda. Ele só quer um carro com o qual eu possa ter um desempenho melhor. Neste último final de semana novamente, o máximo que ele (Verstappen) conseguiu alcançar foi um pódio na corrida Sprint e um quarto lugar no GP principal”, encerrou Doornbos.