Fórmula 1: Croft questiona decisões “erradas” da Red Bull

O comentarista da Sky Sports, David Croft, expressou sua perplexidade após o anúncio oficial da Red Bull Racing de substituir Liam Lawson por Yuki Tsunoda, afirmando que a equipe ‘parece continuar tomando decisões erradas’.

Lawson foi escolhido como o segundo piloto da Red Bull Racing para 2025, após a saída de Sergio Perez no final da temporada de 2024, superando Tsunoda na disputa interna na Racing Bulls. A decisão surpreendeu muitas pessoas, considerando que o neozelandês havia participado de apenas onze GPs em sua curta carreira na Fórmula 1, enquanto Tsunoda já tem cinco temporada de experiência, além de ter tido um bom desempenho em 2024 na Racing Bulls.

No entanto, Christian Horner e Helmut Marko, chefe e consultor da Red Bull, respectivamente, viram mais potencial em Lawson do que em Tsunoda, resultando na promoção do piloto de 23 anos para ser companheiro de equipe de Max Verstappen. Após um acidente no GP da Austrália e classificações em último lugar tanto na corrida Sprint quanto na corrida principal na China, Lawson foi dispensado da Red Bull, retornando para a Racing Bulls, e substituído por Tsunoda, que há poucos meses era considerado inadequado para a equipe principal.

Croft expressou sua confusão em relação à tomada de decisões da Red Bull durante uma entrevista à Sky Sports News. “Gostaria de saber como eles tomaram a decisão sobre Liam Lawson em primeiro lugar”, afirmou o comentarista. “Eles têm todos os dados da Racing Bulls, é a equipe irmã deles. Eles podem comparar Max Verstappen com Liam Lawson, Yuki Tsunoda com Checo Perez, como foi no ano passado. Eles têm todos os dados necessários para tomar a decisão certa, mas parecem continuar tomando decisões erradas.”

O comentarista questionou os dados utilizados pela Red Bull para escolher Lawson e a decisão de descartá-lo após apenas duas corridas, promovendo Tsunoda. “Checo Perez não evoluiu desde o GP de Miami em 2023. Liam Lawson parecia uma escolha decente olhando de fora, mas quais dados eles usaram e por que agora, após somente duas corridas, eles vão descartar esses dados e trazer Yuki Tsunoda, que era o piloto que eles não consideravam digno há algum tempo?”, acrescentou.

Croft também mencionou o potencial de Lawson para se recuperar na F1, como fizeram Alex Albon e Pierre Gasly. “Tenho certeza de que Liam Lawson fará um ótimo trabalho na Racing Bulls. Ele terá outra chance na Red Bull? Duvido muito, mas isso, é claro, depende de como Tsunoda vai se sair, porque não há garantias de que ele irá brilhar imediatamente”, finalizou o experiente comentarista de Fórmula 1.

🎥 Vídeos mais recente